quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Luis Buñuel - “As Hurdas – Terra Sem Pão” / “Las Hurdes”


Luis Buñuel
“As Hurdas – Terra Sem Pão” / “Las Hurdes”
(Espanha – 1932) – (29 min. – P/B)
Documentário: Habitantes de Las Hurdes.


Las Hurdes é uma região montanhosa situada na Estremadura Espanhola, entre Cáceres e Salamanca, onde a pobreza, a doença e a miséria andavam infelizmente de mãos dadas, dizimando a população que ali vivia em condições inenarráveis, estávamos em 1932.


Um anarquista chamado Rámon Acin, amigo de Luis Buñuel disse-lhe ao saber do seu desejo de fazer um filme na região, que se lhe saísse a lotaria lhe pagava o filme e o “milagre” aconteceu, porque a lotaria saiu a Rámon e ele financiou a feitura de “Las Hurdes”, como obra denunciadora de uma triste realidade, que era urgente alterar. Recorde-se que a República tinha acabado de triunfar em Espanha e uma equipa de filmagens conduzida por Luis Buñuel partiu para essa Terra Sem Pão (a população desconhecia a existência do pão) e por ali permaneceu durante dois meses.


O que vimos neste filme é muito pior do que qualquer murro no estômago, usando uma expressão figurativa e depois temos uma narração que complementa de forma perfeita a força das imagens e a esperança de um dia os habitantes de Las Hurdes terem os mais básicos direitos a uma existência plena.


Luis Buñuel realizou e montou o filme com a força das imagens a romperem os fotogramas, veja-se a forma como acompanhamos a percurso de quilómetros da criança morta rumo ao cemitério, num caixão improvisado e a fotografia de Eli Lotar muitas vezes irá chocar o espectador deste século XXI, mas esta realidade existiu e o cinema documentou-a para que ninguém se esqueça dela. Já Rámon Acer, produtor/financiador, de “Las Hurdes”, viria a ser fuzilado pelas tropas de Franco durante a Guerra Civil.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Luis Buñuel - (1900 - 1983)
    Classificação: 5 estrelas (*****)
    Estreia em Portugal: 13 Outubro de 1972.

    ResponderEliminar