"Elia Kazan - As Folhas da Cinemateca"
Textos de:
João Bénard da Costa,
Manuel Cintra Ferreira.
Luís Miguel Oliveira,
Joana Ascenção
Páginas:110
Cinemateca Portuguesa
Quando visitamos a obra e a vida de Elia Kazan é inevitável depararmos com um triângulo constituído pelo Cineasta, o Escritor e o Homem. Amado por uns, contestado por outros, como vimos numa das cerimónias dos Oscars de Hollywood, o seu cinema também fala por si, embora ele nunca consiga apagar o seu comportamento perante a comissão, de triste memória, que investigava as actividade anti-americanas no cinema, chefiada pelo tenebroso Senador McCarthy (*).
Este livro que a Cinemateca Portuguesa lhe dedicou reúne as célebres folhas da Cinemateca, para além de uma biografia. Os textos das famosas "folhas da cinemateca" são assinados por João Bénard da Costa (9), Manuel Cintra Ferreira (8), Luís Miguel Oliveira (3) e Joana Ascençao (1).
Elia Kazan
(1909 - 2003)
(*) - Aquando da estreia em Portugal do Filme "The Last Tycoon", o crítico Manuel Cintra Ferreira, publicou um excelente texto sobre o cineasta, na revista de cinema "Isto é Cinema", dirigida por Lauro António.
Rui Luís Lima
Elia Kazan é um dos nomes mais importantes do cinema clássico norte-americano, sendo também um excelente encenador de teatro. Nest livro são analisados todos os filmes da sua filmografia.
ResponderEliminar