sábado, 2 de novembro de 2024

Lawrence Durrell - A Casa e o Escritor!


Lawrence Durrell - A Casa e o Escritor!

Uma imagem que me tem acompanhado a minha actividade como blogger tem sido a fotografia de uma casa, situada em Kalami, Corfu na Grécia, onde viveu o escritor Lawrence Durrell, e quando a olhamos quase que vislumbramos o escritor debruçado sobre o papel a escrever mais uma história do seu herói Antrobus, numa espécie de pausa entre os seus grandes romances que ofereceram novos horizontes à Literatura.


Se Fernando Pessoa tivesse vivido naquela casa como é que teria nascido o seu heterónimo Álvaro de Campos? Nasceria também num daqueles momentos de genialidade em que encostado a uma cómoda criaria o poeta marítimo, tendo ainda forças para escrever em nome próprio a sua “Chuva Oblíqua” ou simplesmente andaria a passear com Ricardo Reis conversando sobre a cultura helenística, até chegar aquela pequena vaga que o obrigaria a tirar o seu "moleskine" do bolso e fazer nascer uma ode marítima?


Encontrei Antrobus no dia em que comprei “As Cenas da Vida Diplomática” e de imediato fiquei fascinado por ele e as personagens que se movimentavam nesses círculos diplomáticos tão bem conhecidos do escritor. A sua publicação na época teve um efeito devastador no bom sentido, porque o humor vive em cada página com um sorriso verdadeiramente diplomático, embora algumas situações não sejam nada diplomáticas.


Lawrence Durrell escreveu três livros com o herói, foram eles: “Stiff Upper Lip” e Esprit de Corps” ambos editados em Portugal sobre o título “Cenas da Vida Diplomática” e um terceiro volume “Sauve qui Peut” editado autonomamente com o título “Salve-se Quem Puder!” (A Faber & Faber possui uma edição com diversos cartoons dos personagens). E o prazer que a sua leitura me proporcionou levou-me a compartilhar estes livros com todos os meus amigos, porque a melhor prenda que se pode dar a alguém, como todos sabemos, é um livro.


Regressando à casa do escritor temos a sensação de o encontrar a olhar a paisagem debruçado de uma das janelas, enquanto mentalmente vai criando as suas histórias com um sorriso nos olhos da alma, até chegar esse dia em que ele irá trocar de país e partir para uma outra casa, situada na Provença e ali dar nascimento a um Quinteto de Avinhão que nos deixará a todos deslumbrados. Mas para trás ficará sempre na nossa memória as areias escaldantes de Alexandria, onde viveu esse célebre Quarteto, que fez da passagem do tempo, uma das mais belas histórias da Literatura.


Olhamos esta casa em Kalami e temos o desejo de fazer recuar os dias até chegarmos a esse café perdido no tempo, onde passávamos as tardes a consumir cigarros e a devorar as páginas do nosso amigo Lawrence Durrell, nesse Verão do nosso encantamento.

Rui Luís Lima

3 comentários:

  1. Foi nesta casa situada em Kalawi na Grécia que Lawrence Durrell escreveu o célebre "Quarteto de Alexandria", que se irá revelar uma obra-prima da literatura.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o escritor.
    Obrigado pela partilha.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lawrence Durrell escreveu ao longo da vida: romance, poesia, teatro, livros de viagens e ensaio, para além de umas divertidas "short-stories".
      Obrigado pela visita e comentário.
      Bom domingo!
      Um abraço!

      Eliminar