“Free” / “Free Country”
CBS
1971
Um dos melhores exemplos de uma “rock and roll band” na história da música é precisamente os “Chicago”, esse grupo que nasceu no Illinois e que desde 1967 tem sido uma verdadeira Instituição, que nos tem oferecido uma das mais belas viagens musicais que conheço, tendo descoberto, curiosamente, este grupo nas célebres “Jukebox” que andavam por aí nas décadas de 60/70.
Tenho de confessar que o tema “Free” dos Chicago, da autoria de Robert Lamm, incluído no álbum “Chicago III” e fazendo parte da suite “Travel”, tal como sucede com o lado B do single intitulado “Free Country”, foi descoberto na “Jukebox” que havia nas instalações do Motel de Oeiras, hoje em dia pertencente ao Inatel e que se encontrava, na época, na zona de jogos. Colocava-se uma moeda e escolhia-se o disco/tema e quando entrei na sala para jogar estava a tocar o “Free” e pouco depois, quando a sala ficou de novo inundada pelos ruídos dos jogos vídeo, eu invadi o espaço novamente com o “Free” dos Chicago!
Só me recordo de voltar a usar uma “Jukebox” para escutar as minhas músicas favoritas já no período liceal, quando íamos até ao Parque Mayer para jogar matraquilhos ao “perde/paga” e enquanto jogávamos íamos escutando as nossas músicas favoritas dos grupos rock dessa primeira metade da década de setenta do século xx.
Regressando aos Chicago, de referir que esta banda de Rock and Roll apenas numerava os álbuns ou seja havia o álbum de estreia “Chicago Transit Autority” e a partir de então foi sempre de “Chicago II” a “Chicago XXXVI” (datado de 2014) e pelo meio temos meia dúzia de outros títulos icónicos de álbuns como o célebre “Chicago Christmas”. Uma banda que nos ofereceu sempre o melhor do “rock and rol” com uma secção de metais fabulosa!
Rui Luís Lima
"Free"
Chicago
Classificação: 5 estrelas (*****)
ResponderEliminarA banda de rock Chicago quando surgiu em 1967 intitulava-se "Chicago Transit Authority" mas rápidamente passou a ser conhecida simplesmente como "Chicago" e até hoje ofereceu-nos uma música única que ben merece ser recordada!