"Cenas da Vida Diplomática"
Paginas: 190
Ulisseia
Este divertido livro de Lawrence Durrell, editado pela editora Ulisseia, reúne dois livros do escritor com a mesma personagem, o célebre Antrobus, um funcionário do Foreign Office cujas aventuras ou (des)venturas deixa o leitor à beira de um ataque de lágrimas. Imagine só para ter uma ideia do que digo, a conhecida série televisiva “Sim Senhor Ministro” a ser escrita pelo genial Lawrence Durrell e o resultado seria o que irá encontrar nas páginas de “Cenas da Vida Diplomática”, que como já referimos é constituído pelos volumes “Stiff Upper Lip” e “Esprit De Corps”. Sendo também de salientar que as aventuras de Antrobus foram escritas por Lawrence Durrell, no formato de contos, durante o período em queo escritor criava esse monumento literário intitulado “O Quarteto de Alexandria”.
O humor de Lawrence Durrell é por demais conhecido em outras obras do escritor e encontra-se bem expresso neste livro, que possui um "irmão gémeo" também editado pela Ulisseia, intitulado “Salve-se Quem Puder”, com Antropus como protagoniesta.
Durante vários anos Lawrence Durrell foi adido de imprensa de diversas embaixadas britânicas, tendo passado por países como o Egipto e a Jugoslávia, que serviram de palco a alguns dos seus livros. O sucesso das aventuras de Antrobus foi de tal ordem no Reino Unido que a BBC emitiu diversas emissões de rádio em que o conhecido actor Simon Callow (“Quatro Casamentos e Um Funeral”) dava voz ao sensível e diplomático Antrobus, que termina sempre por se ver enredado nos mais diversos conflitos diplomáticos, muitos deles sem resolução possível, como irá descobrir o leitor.
Lawrence Durrell dedicou “Cenas da Vida Diplomática” a Richard Aldington desta forma: “A Richard Aldington que me animou a escrever estas tolices”. A edição inglesa desta obra que reúne "Stiff Upper Lip", " Esprit de Corps" e "Sauve Qui Peut”, sobre o título de “Antrobus Complete” oferece-nos uns divertidos "cartoons” dos diversos personagens criados pelo autor de "O Quarteto de Alexandria".
Para terem uma ideia do que são as aventuras de Antrobus, descritas pelo genial Lawrence Durrell, aqui vos deixo um excerto do conto intitulado “A Voz do Mar”, incluído no livro “Cenas da Vida Diplomática”, que mais uma vez teve a excelente tradução de Daniel Gonçalves, um profundo conhecedor da escrita de Lawrence Durrell - vamos assim entrar numa festa que a Embaixada Britânica se encontra a dar numa enorme jangada à beira do Danúbio.
Rui Luís Lima
Lawrence Durrell
(1912 - 1990)
«Estava tudo acabado. Não foi exactamente num abrir e fechar de olhos mas numa série de movimentos como numa sessão de "streap-tease". Aqueles que leram o Tufão de Conrad, podem fazer uma ideia do que se passava.
O Danúbio arrancou o oleado, desatou os troncos e lançou tudo pelos ares. Foi uma sorte que houvessem troncos em número suficiente. Não posso afirmar que o corpo diplomático estivesse a fazer uma bonita figura às cavalitas nos lenhos, com a água a cachoar em torno, mas, pelo menos, não era um espectáculo que se visse todos os dias. O ministro da argentina foi arrastado, aos gritos, rio abaixo, e só o encontraram no dia seguinte a dez milhas de Belgrado. As margens do Danúbio, de Belgrado a Smog, estavam coalhadas de suecos, finlandeses, japoneses e gregos ensopados e inertes, De Mandeville apanhou uma pancada na cabeça, Polk Mowbary ficou com o colarinho amarrotado. Draper perdeu o chinó, que lhe tinha custado cem libras, e teve de usar um barrete durante cerca de dois meses.»
Lawrence Durrell"
Cenas da Vida Diplomática"
Livros Ulisseia
Classificação: 5 estrelas (*****)
ResponderEliminarLawrence Durrell - (1912 - 1990)
Enquanto escrevia o seu célebre "Quarteto de Alexandria", o escritor Lawrence Durrell começou a publicar numa revista norte-americana estes contos, que obtiveram um enorme sucesso (incluindo monetário) e que viriam mais tarde a ser reunidos em livro. O célebre humor de Durrell por vezes ben evidente em alguns dos seus livros, possuiu nestas aventuras de Antrobus uma arte única e refinada que nos diverte da primeira à última página deste livro. Recorde-se que Lawrence Durrell durante a sua estadia na ex-Jugoslávia como adido da embaixada britânica não morreur de amores pelo país do Marechal Tito.