sábado, 24 de agosto de 2024

Melanie - “Peace Will Come (According To Plan)"


Melanie
“Peace Will Come (According To Plan)"
45 RPM.
Buddah Records
Ano: 1970

1 - “Peace Will Come (According To Plan)"
2 - “Stop! I Don’t Wanna’Hear It Anymore”
3 – “Close To It All”

Em finais dos anos sessenta, do século xx, o movimento hippie estava bem em voga na América e em Greenwich Village surgiu uma jovem a tocar nos célebre clubes de música folk e de protesto, apenas com a sua guitarra e uma voz fora do vulgar, sendo também a autora das diversas composições, chamava-se Melanie e será na Europa, em 1969, que irá conhecer o sucesso ao atingir o primeiro lugar no Top Francês.

Depois seguiu-se a Holanda e por fim a própria nação que a viu nascer, essa América que no Festival de Woodstock lhe vai oferecer o maior auditório da sua carreira.

Melanie Safka
(1947 - 2024)

Os sucessos sucedem-se e as gravações também quase a ritmo vertiginoso, nesses inícios de Setenta e foi assim com naturalidade que a sua voz chegou ao nosso país e às respectivas Estações de Radio, levando-me a descobrir a sua música, até que chegou esse dia em que convenci a minha mãe a entrar na loja do Valentim de Carvalho na Rua Nova do Almada, para comprar este EP de Melanie, com três faixas, sendo a principal o famoso “Peace Will Come (According To Plan), que preenchia a totalidade do lado A, enquanto o lado B do EP era composto pelos temas “Stop! I Don’t Wanna Hear It Anymore” e “Close To It All”.

Já na década de oitenta Melanie passou a assinar os seus trabalhos com o nome de Melanie Safka. Continua ainda a dar alguns espectáculos, mesmo depois de ter ultrapassado a bonita idade de 70 anos. Melanie partiu a 23 Janeiro 2024, mas a sua música e os seus poemas permanecem bem vivos para todos aqueles que se recordam dela!

Rui Luís Lima

2 comentários:

  1. Melanie Safke - (1947 - 2024) foi um dos nomes mais em voga da folk de finais da década de 60 do século passado, profundamente ligada ao movimento hippie que proclamava "make love not war". As canções de Melanie eram verdadeiros hinos ao amor e à paz por uma boa convivência entre os seres humanos, algo bem difícil de se encontrar neste triste século XXI. Vale a pena recordar a sua música e poemas, acompanhados por uma voz bem diferente do habitual.

    ResponderEliminar