terça-feira, 6 de agosto de 2024

Raymond Chandler - "A Janela Alta" / "The High Window"


Raymond Chandler
"A Janela Alta" / "The High Window"
Páginas: 286
Colecção Vampiro nº.40
Livros do Brasil

Estamos perante um desses policiais "vintage" assinado por Raymond Chandler em 1942 em que mais uma vez iremos ter a companhia de Marlowe ou se preferirem Humphrey Bogart, porque quem conhece os filmes que se fizeram em Hollywood, ao ler os célebres romances de Raymond Chandler é inevitável associarmos o actor ao personagem e depois o ritmo de "A Janela Alta" / "The High Window" é de tal forma cinematográfico que no final de cada capítulo temos o "raccord" perfeito com o seguinte, como se tratasse de um filme, impedindo-nos de largar o livro. Confesso que o li de um fôlego, se me é permitida a expressão, e por outro lado nunca é demais referir que a literatura passa por aqui, porque Raymond Chandler é genial.

Raymond Chandler
(1888 - 1959)

Esta nova série da "Colecção Vampiro", que já vai no número quarenta e cinco é feita sempre com enorme cuidado, desde as capas, à tradução e impressão, a qualidade do papel e até aquele belo marcador que acompanha sempre os livros e que tem como referência sempre o livro em questão, para além do preço convidativo, leva-nos a agradecer e a dar os parabéns aos editores e desejar que continuem por muitos e bons anos com estes novos "vampiros de bolso", que nos oferecem os Mestres da Literatura Policial!

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Classificação: 5 estrelas (*****)
    Raymond Chandler - (1888 - 1959)
    Marlowe foi o detective criado por Raymons Chandler para os seus policiais, tendo no cinema o rosto de Humphrey Bogart.
    Recorde-se que Raymond Chandler era um leitor de revistas de short-stories policiais e ao ficar desempregado decidiu escrever um conto que foi de imediato publicado e pago, levando Raymond Chandler a tornar-se num escritor de contos policiais. E serim esses mesmos contos que o escritor irá trabalhar tornando-os em fabulosos romances policiais com um sabor literário fabuloso!

    ResponderEliminar