“Cozinheiros a Mais” / “Too Many Cooks”
Colecção: Obras Escolhidas de Rex Stout nº.1
Livros do Brasil
«Não penso que tenha ouvido alguma coisa. Mas alguma coisa me fez virar repentinamente a cabeça e, mesmo nessa altura, tudo o que vi foi um movimento nos arbustos do lado de fora da janela e não tenho a mínima ideia do que me fez atirar com os papéis. Mas atirei-os directamente à janela. No mesmo momento, uma arma foi disparada, forte e alto. Simultaneamente, veio pela janela fumo e cheiro a pólvora, os papéis voaram e caíram no chão. Ouvi a voz de Wolfe atrás de mim:
- Archie olhe aqui.
Olhei e vi sangue a correr-lhe, rosto abaixo. Por um segundo fiquei paralisado. Quis saltar pela janela e apanhar o filho da… o atirador e dar-lhe um tratamento pessoal. E Wolfe não estava morto, continuava sentado. Mas o sangue parecia abundante. Saltei para o lado da cama.»
Rex Stout
“Cozinheiros a Mais”
Livros do Brasil
Numa época em que a gastronomia invadiu a televisão, com os seus concursos e até com canais temáticos dedicados a arte de bem comer e as páginas dos jornais são invadidas com crónicas dedicadas à comidinha, nunca é demais lembrar José Quitério, o mais brilhante cronista que fez da sua escrita uma verdadeira arte literária, mas também é incontornável ler este livro do brilhante Rex Stout, criador desse detective chamado Nero Wolfe, que para além de ter uma enorme paixão por orquídeas, se revelou o mais célebre gastrónomo do romance policial e se tem dúvidas perguntem ao Fritz, seu cozinheiro privado, mas também ao seu parceiro Archie Goodwin, que nos surge como narrador no excerto que reproduzimos do livro “Cozinheiros a Mais” / “Too Many Cooks” e se não percebem como Nero Wolfe levou um tiro, ele que raramente sai de casa devido à sua massa corporal que ronda os 120 quilos segundo uns, mas que Archie pensa que talvez seja de 150 quilos, apenas posso adiantar que Nero Wolfe saiu de casa e até deixou o Fritz com uma lágrima no olho, para se dirigir a um encontro de gastronomia patrocinado pelos maiores chefs do planeta.
Pode não acreditar, mas a viagem foi longa e de comboio, certamente já estão a ver a dificuldade de Nero Wolfe a movimentar-se nas carruagens e quando chega ao encontro para o alegre convívio com os maiores especialistas da arte de bem comer, irá descobrir que um deles será assassinado e vou ficar por aqui, porque senão ainda me acusam de fazer spoiler, essa coisa estranha inventada por entidade anónima e o melhor é eu também estar precavido...
Aqui fica uma sugestão de leitura!
Rui Luís Lima
Rex Stout ( 1886 - 1975) foi um dos mais interessantes escritores de policiais e o seu sucesso foi tão grande que os seus livros foram muitos anos depois adaptados ao pequno écran e até foi criada uma banda desenhada com as célebres aventuras de Nero Wolfe, o detective que gostava de órquídeas e resolvia os casos sem sair de casa. Aliás conta-se pelos dedos as vezes em que ele sai de casa, como sucede neste fabuloso livro.
ResponderEliminarClassificação: 5 estrelas (*****)
ResponderEliminar