sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Gary Peacock - "Tales of Another"


Gary Peacock
"Tales of Another"
ECM 1101
ECM Records
1977

Gary Peacock – Bass.
Keith Jarrett – Piano.
Jack DeJohnette – Drums.

1 – Vignette – 7:03
2 – Tone Field – 7:56
3 – Major Major – 8:58
4 – Trilogy I – 8:31
5 – Trilogy II – 9:42
6 – Trilogy – 6:20

Gary Peacock, como muitos sabem, é um dos mais importantes contrabaixistas do jazz, que tem dado uma voz única a este instrumento, mas no entanto Gary Peacock surgiu no início da sua carreira a tocar piano, num grupo de jazz, quando se encontrava a prestar serviço militar na Alemanha.

Gary Peacock

Ao regressar a Los Angeles, decidiu dedicar-se ao contrabaixo e de imediato deu nas vistas nos famosos trios de Bill Evans e Paul Bley. Em 1964 deixa a América e regressa à Europa, surgindo nos grupos de Steve Lacy e Albert Ayler. De 1969 a 1972 permaneceu no Japão e, ao regressar ao Novo Mundo, voltou a integrar o famoso grupo de Paul Bley, ao mesmo tempo que dedicou quatro anos a estudar Biologia (1972-1976).

Como não podia deixar de ser, o produtor Manfred Eicher convidou-o para ingressar na editora alemã, onde de imediato se impôs e em 1977 gravou o álbum “Tales of Another”, com o pianista Keith Jarrett e o baterista Jack DeJohnette, não imaginando nenhum deles que, muitos anos depois, irão constituir o mais célebre trio de jazz das últimas décadas, o famoso “Standards”.

Keith Jarrett

O álbum “Tales of Another”, todo ele composto por temas do próprio Gary Peacock, possui logo a abrir, o belo tema “Vignette”, uma maravilhosa melodia em crescendo, passando depois ao tema “Tone Field” onde o free-jazz respira por todos os poros, seguindo-se “Major Major”, onde a empatia do trio é uma constante. Já o lado-B do álbum é constituído por uma espécie de suite intitulada “Trilogy”, dividida em três partes e onde o contrabaixo de Gary Peacock surge sempre a abrir os temas, oferecendo-nos solos de uma beleza absoluta, dando depois lugar ao piano e bateria, nascendo o “swing” de forma perfeita e constante, criando melodias que captam de imediato a atenção do ouvinte.

Com Gary Peacock no comando das operações, na companhia dos génios Keith Jarrett no piano e Jack DeJohnette na bateria, "Tales of Another" surge como uma maravilhosa porta de entrada para a eterna magia musical deste famoso trio de jazz.

Jack DeJohnette

Gravado em Fevereiro de 1977 no Generation Sound Studios, New York, por Tony May e misturado posteriormente por Martin Wieland. Capa de Nancy Brown Peacock. Fotografia de Roberto Masotti. Layout de Barbara Wojirsch. Produção de Manfred Eicher.

Todos os temas foram compostos por Gary Peacock e nunca é demais referir que este foi o primeiro álbum que reuniu Keith Jarrett, Gary Peacock e Jack DeJohnette, que anos mais tarde irão formar um dos mais famosos trios da história do jazz, estamos assim perante um trabalho discográfico que bem merece ser redescoberto!

Rui Luís Lima

2 comentários:

  1. Est álbum em que Gary Peacock surge como líder deste trio assinando todos os temas que se escutam neste álbum é a porta de entrada perfeita para o nascimento do Keith Jarrett Trio, um dos mais famosos da história do jazz.

    ResponderEliminar