sábado, 21 de setembro de 2024

Os 10 Melhores Filmes de Sempre da História do Cinema!

"Citizen Kane"

Os 10 Melhores Filmes de Sempre da História do Cinema!

O último grande catálogo de cinema da responsabilidade de João Bénard da Costa para a Fundação Calouste Gulbenkian possui o título de "Como o Cinema era Belo" e desde logo temos aqui um retrato dos tempos que vivemos em que a cinefilia se revela uma memória do século passado, especialmente para aqueles que conheceram a censura e os cortes nos filmes. Ainda sou dessa geração que passava imenso tempo na bicha à porta da Cinemateca muitas vezes ao frio e à chuva, para ver um filme na íntegra pela primeira vez ou no Palácio Foz junto do elevador nos anos de 1974/75 para comprar um bilhete. que custava cinco escudos, para uma das três sessões diárias.

"The Godfather"

Como o blog Magazine Perspectiva é feito também de boas memórias cinéfilas, por aqui irei deixar listagens de outros tempos, que ao longo de décadas a lendária revista de cinema “Sight and Sound”, do British Film Institute, realizou junto da crítica mundial, de cineastas das mais diversas latitudes, de escritores/argumentistas deste Planeta Azul, uma sondagem acerca dos 10 melhores filmes de sempre, no início do Milénio. Para os cineastas, nos quais encontramos nomes como Bernardo Bertolucci, Roger Corman, Milos Forman, Terence Davies, Paul Schrader, Mrinal Sen, entre muitos outros, os 10 melhores filmes de sempre eram:

"Fellini 8 1/2"

1 – “Citizen Kane” / “O Mundo a Seus Pés” (Orson Welles)
2 – “The Godfather I e II” / “O Padrinho I e II” (Francis Coppola)
3 – “Fellini 8 ½” /Federico Fellini)
4 – “Lawrence of Arabia” / “Lawrence da Arabia” (David Lean)
5 – “Dr. Strangelove” / “Dr. Estranhoamor” (Stanley Kubrick)
6 – “Ladri di Biciclette” / “Ladrões de Bicicletas” (Vittorio de Sica)
6 – “Raging Bull” / “O Touro Enraivecido” (Martin Scorsese)
6 – “Vertigo” / “A Mulher Que Viveu Duas Vezes” (Alfred Hitchcock)
9 – “Rashomon” / “Às Portas do Inferno” (Akira Kurosawa)
9 – “La Regle du Jeu” / “A Regra do Jogo” (Jean Renoir)
9 – “Sichinin no Samurai” / “Os Sete Samurais” (Akira Kurosawa)

"Lawrence of Arabia"

Encontramos assim “Citizen Kane” como o filme que mais influenciou a História do Cinema, logo seguido da Saga de “O Padrinho”. Nesta lista temos quatro cineastas americanos (Welles, Coppola, Kubrick e Scorsese), dois ingleses (Lean e Hitchcock), dois italianos (Fellini e De Sica), um francês (Renoir) e um japonês (Kurosawa) com duas películas nos 10 melhores filmes de todos os tempos.

Como todos sabemos, as listas dos “melhores” no Cinema tem o valor que cada um lhes oferece, mas a sua importância, quando os votantes são membros da profissão e conhecedores da Sétima Arte, termina por surgir como referência para todos aqueles que ainda se interessam pela memória da magia do cinema..

"Dr. Strangelove"

The End

1 comentário:

  1. As Listas de Cinema das mais variadas origens sempre despertaram o interesse dos cinéfilos e até em tempos idos foi ditado um livro dedicado às listas de cinema com uma excelente análise dos seus organizadores/autores.

    ResponderEliminar