quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Albert Finney - (1936 - 2019) - O Actor Perfeito!


Albert Finney - O Actor Perfeito!

Antes de nos ter deixado a 8 de Fevereiro de 2019, Albert Finney, foi dado como morto por diversas vezes, em diversos twitters e múltiplas páginas no Facebook, “lamentando o sucedido”. Três anos depois quantos se recordam desse maravilhoso actor chamado Albert Finney?

Albert Finney & Audrey Hepburn

Como muitos actores ingleses, Albert Finney iniciou a sua carreira no Teatro, com enorme sucesso, ao mesmo tempo que surgia em diversos telefilmes e na série televisiva “Emergency Ward 10”, estreando-se no grande écran com a película de Tony Richardson “The Entertainer” / “O Comediante”, estávamos em 1960 e rapidamente Albert Finney se tornou num nome incontornável da Sétima Arte e seria precisamente sobre a direcção de Tony Richardson que o então jovem actor irá ser nomeado para o Oscar de Melhor Actor, devido ao seu deslumbrante trabalho em “Tom Jones”.

Mas para muitos a sua imagem mais famosa surge quando veste a pele do famoso detective Hercule Poirot, criado por Agatha Christie, em “Crime no Expresso do Oriente”, sobre a magnifica realização e direcção de actores de Sidney Lumet, recordo que o filme possui um elenco de estrelas bem difícil de reunir e é inesquecível, porque nem o inigualável David Suchet, me fez esquecer a interpretação de Albert Finney, tendo sido indigitado para o Oscar.

O mais perfeito Hercule Poirot!

Por mais duas vezes Albert Finney irá ser nomeado para o Oscar do Melhor Actor, em 1983 e 1984, pelos filmes "Debaixo do Vulcão"/"Under the Volcano" de John Huston e "O Companheiro"/"The Dresser" de Peter Yates, duas películas que se encontram infelizmente um pouco esquecidas neste século XXI e que bem merecem ser recordadas, pelas extraordinárias interpretações deste magnifico actor chamado Albert Finney.

"Debaixo do Vulcão", adaptação ao celulóide da famosa obra literária de Malcolm Lowry (*), onde a vida de um homem, o ex-consul, apresenta as marcas do deserto, sendo a luz partícula integrante de um fim que se anuncia desde o início, com a célebre festa dos mortos mexicana, luz essa não revigorada pela presença da mulher (uma Jacqueline Bisset deslumbrante), que ainda ama.


“The Dresser" / “O Companheiro” vive, e muito bem, de uma soberba interpretação de Albert Finney, onde o Teatro em si mesmo, que ele tão bem conhece, resiste e luta com a vida, nesse dilema insolúvel do universo, cujo final se anuncia discreto e violento desde os primeiros fotogramas, e onde o actor Tom Courtenay, na figura do assistente do grande actor e Albert Finney, compõem uma das mais belas sinfonias de amor e indiferença que até hoje nos foi possível observar. A realização de Peter Yates e a sua direcção de actores é uma verdadeira surpresa! E mais uma vez a Academia se esqueceu de Albert Finney.

Se fossemos escrever aqui sobre todos filmes em que Albert Finney é surpreendente e inesquecível, seria forçoso falar de muito mais películas a que ele deu vida e até me estou a recordar desse filme que adoro intitulado “Two For the Road” / “Dois Para o Caminho” em que ele e Audrey Hepburn nos narram o seu amor ao longo da vida num dos maiores e mais deliciosos “flashback “do cinema criado pela mão genial e inconfundível de Stanley Donen.

Albert Finney
(1936 - 2019)

E quando a Academia de Hollywood decidiu nomeá-lo e bem para o Melhor Actor Secundário pela sua interpretação em “Erin Brockovich” de Steven Soderbergh, todos pensámos que finalmente o bom senso tinha chegado à célebre cerimónia da atribuição dos Oscars, mas afinal estávamos redondamente enganados.

A Arte de Albert Finney permanece bem viva no cinema e quando passam dois anos sobre a sua partida, sugerimos que re(veja) alguns dos filmes que referimos para recordar o enorme talento deste actor britânico descendente de irlandeses.

Rui Luís Lima

2 comentários:

  1. Nunca mais me esqueci dele, depois de, à época, ter visto 'Debaixo do Vulcão'. Podia tê-lo visto em Londres, num teatro da Charing Cross, em 1990. Não vi, que pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo
      "Debaixo do Vulcão" é um dos nossos filmes favoritos a par do "Two For the Road" e do "Crime no Expresso do Oriente", Albert Finney era um actor fabuloso.
      Obrigado pela visita e comentário.
      Um abraço e bom fim-de-semana!

      Eliminar