“Valquíria” / “Valkyrie”
(EUA – 2008) – (121 min./Cor)
Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy, Terence Stamp, Tom Wilkinson.
Anne Frank na penúltima página do seu Diário, 21 Julho de 1944 escreveu:
«Querida Kitty
Estou finalmente a ficar optimista. Agora, por fim, as coisas estão a correr bem! Mesmo muito bem! Óptimas notícias! Houve um atentado contra Hitler e, para variar, não foi cometido por judeus comunistas ou por capitalistas ingleses, mas por um general alemão que não só é Conde como também ainda jovem. O Fuhrer deve a vida a “Providência Divina”, escapou, infelizmente, apenas com algumas queimaduras e arranhões leves. Vários oficiais e generais que estavam nas proximidades morreram ou ficaram feridos. O chefe da conspiração foi fuzilado.»
“Valquíria”, nome de código da conspiração levada a cabo por diversos Generais da Wehrmacht contra Hitler, sendo o seu líder visível o Conde Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) e o líder invisível o Marechal Rommel e que se irá saldar por um profundo fracasso é o tema escolhido pelo cineasta Bryan Singer, responsável por filmes como “Os Suspeitos do Costume” / “The Usual Suspects” e a famosa série cinematográfica “X-Men”, que aqui aborda um dos acontecimentos que poderia ter sido marcante no desenrolar da 2ª Grande Guerra, caso os conspiradores tivessem saído vitoriosos, poupando certamente a vida a muitos milhares de pessoas, que viriam a ser vítimas das atrocidades do regime nazi.
A forma como nos é dado conhecer os preparativos e o desenrolar dos acontecimentos revela-se de uma eficácia perfeita, prendendo a atenção do espectador, apesar de todos sabermos o seu final e depois temos um conjunto de actores que vestem de forma perfeita as personagens que interpretam, ao mesmo tempo que a realização de Bryan Singer consegue mostrar o ambiente claustrofóbico em que se encontram os conspiradores, até chegar esse momento em que percebem que o golpe falhou e estão condenados. E se a História se esqueceu deles, já este filme de Bryan Singer, que possuía tudo para triunfar, também passou ao lado do êxito a que aspirava, sendo chegado o momento de darmos uma segunda oportunidade e (re)vermos esta película intitulada “Valquíria” / “ValKyrie”, que bem merece ser (re)descoberta!
Rui Luís Lima
Sem comentários:
Enviar um comentário