terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Franklin J. Schaffner - “Os Comandos da Morte” / “The Boys from Brazil”


Franklin J. Schaffner
“Os Comandos da Morte” / “The Boys from Brazil”
(EUA/Grã-Bretanha– 1978) – (125 min/Cor)
Gregory Peck, Laurence Olivier, James Mason, Lili Palmer,
Steven Guttenberg, Denhohm Ellioott, Bruno Ganz.


Filmado em Portugal, com longas sequências, onde logo a abrir descobrimos Belém e os seus jardins, para rapidamente percebemos que estamos no Paraguai. Na verdade Portugal durante a rodagem deste filme magnífico de Franklin J. Schaffner (o cineasta de “Papillon” e “Patton” entre outras películas), serve para retratar esse país da América Latina, onde procuraram refugio inúmeros nazis, sendo precisamente esse o tema deste filme intitulado “The Boys from Brazil”, que nos oferece, para além de um elenco de luxo, uma das maiores interpretações da carreira de Gregory Peck, esse actor que sempre vimos a interpretar personagens carismáticas e que marcaram várias gerações de cinéfilos, surge aqui a interpretar a figura do maquiavélico médico nazi Josef Mengele, que ficou infelizmente bem conhecido do período mais negro da História do século xx, através de atrozes experiências genéticas, que fez nos seres humanos prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz.


Já a personagem interpretada por Laurence Olivier neste filme, o caçador de nazis, Ezra Lieberman, criado por Ira Levin, autor do livro em que se baseia o filme, baseia-se na figura bem conhecida de Simon Wisenthal, que dedicou uma vida em busca de membros do partido nazi fugidos à justiça. Recorde-se que o Dr. Josef Mengele, que é aqui retratado nunca foi capturado, vivendo debaixo de outra identidade, no Brasil, tendo falecido um ano após a feitura deste filme.


Uma breve nota à margem, quando virem a festa dos nostálgicos nazis, estejam com atenção e tentem descobrir esse grande jornalista chamado Fernando Pessa!

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Franklin J. Schaffner - (1920 - 1989)
    Classificação: 4 estrelas (****)
    Estreia em Portugal: 6 de Abril de 1976.

    ResponderEliminar