sábado, 22 de fevereiro de 2025

Steve Kuhn with Strings - “Promises Kept”


Steve Kuhn with Strings
“Promises Kept”
ECM 1815
ECM Records
2004

O pianista norte-americano Steve Kuhn, bem conhecido do grande público do jazz e que ao longo de décadas foi gravando para a ECM Records, para além de outras editoras, viu concretizado o seu sonho mais secreto ou seja, gravar peças do seu belo e extenso reportório com uma orquestra de cordas. Se o produtor Manfred Eicher é um dos alicerces deste magnifico álbum intitulado “Promises Kept”, de uma beleza e sonoridades indescritíveis (encontramo-nos no Paraíso), o outro grande responsável pela cor das sonoridades que respiram nesta obra-prima é sem duvida alguma o Maestro e compositor Carlos Franzetti, responsável pelos arranjos sublimes que nos são oferecidos, contando ainda o inesquecível “Promises Kept” de Steve Kuhn, com a colaboração de David Finck no contrabaixo.

Steve Kuhn
(1938)

A maioria dos temas de “Promises Kept” de Steve Kuhn, são bem conhecidos dos devotos do pianista e “Life’s Backward Glance” ou o famoso “Trance”, que certamente já foram escutados por muitos ao longo dos anos em formação de quarteto, trio ou simplesmente em piano solo, surgem aqui como se tratassem de originais a conhecerem o seu baptismo discográfico e depois temos um álbum profundamente homogéneo, cujos horizontes melódicos se vão expandindo à medida que os vamos escutando e quando terminamos a audição de “Promises Kept” de Steve Kuhn, sentimos de imediato o desejo de escutar de novo este incontornável trabalho do pianista norte-americano, que nos oferece um dos mais belos encontros entre o jazz e a denominada música erudita, demonstrando que neste universo não existem fronteiras. “Promises Kept with Strings” de Steve Kuhn é simplesmente apaixonante!

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. O pianista Steve Kuhn - (1938) oferece-nos um álbum que se revela uma verdadeira pérola musical ao revisitar temas já gravados por ele, em trio, quarteto e a solo, mas que aqui surgem acompanhados por uma orquestra de cordas criando sonoridades únicas e melodias de uma beleza infinita. Estamos perante a obra-prima do pianista e compositor e um dos mais belos discos editados pela editora alemã ECM Records.
    Classificação: 5 estrelas (*****)

    ResponderEliminar