terça-feira, 25 de março de 2025

Oscar Wilde - "A Importância de Ser Earnest e Outras Peças"


Oscar Wilde
"A Importância de Ser Earnest e Outras Peças"
Páginas: 360
Relógio D'Água

Quando alguém fala em Teatro e em nomes incontornáveis, de imediato o nome que surge na boca de todos é William Shakespeare, sendo a minha peça favorita “A Tempestade”, mas a minha memória leva-me também a outro dramaturgo, alguém cujas peças são de uma delicadeza e finura, trabalhando as palavras de uma forma sublime em todas as peças que escreveu. Refiro-me a esse génio chamado Oscar Wilde, de quem não me canso de ver as peças encenadas em palco, assim como as suas adaptações cinematográficas ou televisivas.

A editora Relógio D’Água editou num volume quatro das mais belas peças assinadas por Oscar Wilde: “O Leque de Lady Windemere” / “Lady Windemere’s Fan”, (1893), “Uma Mulher Sem Importância” / “A Woman of No Importance” (1894), “Um Marido Ideal” / “An Ideal Husband” (1899) e “A Importância de Ser Earnest” / “The Importance of Being Earnest” (1899). Nestas quatro peças é-nos oferecida a Arte deste génio, que bem merece ser recordado e admirado, depois de ter sido tão maltratado pelos seus contemporâneos.

Como habitualmente aqui vos deixo um pequeno diálogo bem saboroso de “A Importância de Ser Earnest”, num convite a meditarem nas palavras de Oscar Wilde e não se esqueçam de ver as peças e os filmes.

Rui Luís Lima

Oscar Wilde
(1854 - 1900)

«Cecily: - Tenho um diário para arquivar os maravilhosos segredos da minha vida. Se não os apontasse, esquecia-os com certeza.

Miss Prism: - A memória minha cara Cecily, é o diário que todos nós trazemos connosco.»

"A Importância de Ser Earnest”
Oscar Wilde

1 comentário:

  1. Oscar Wilde - (1854 - 1900)
    Classificação: 5 estrelas (*****)
    Oscar Wilde deixou ao universo teatral um conjunto de peças incontornáveis!

    ResponderEliminar