“Hitchcock” / “Hitchcock”
(EUA – 2012) – (98 min./Cor)
Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson,
Toni Collette, Danny Huston, Jessica Biel.
Todos os filmes transportam consigo uma história e “Psico” de Alfred Hitchcock é detentor de uma história que até hoje permaneceu apenas conhecida de alguns. Esta película de Sacha Gervasi (o argumentista de “The Terminal” / “Terminal de Aeroporto”, realizado por Steven Spielberg), conta-nos precisamente a luta travada pelo Mestre do Suspense para levar “Psico” ao grande écran, conseguindo transpor com sucesso todas as barreiras e portas que se lhe fecharam nos Estúdios.
A realização/argumento de Sacha Gervasi cativa o espectador, contando com excelentes interpretações de Anthony Hopkins a vestir a pele do Mestre do Suspense e Helen Mirren a dar vida a Alma Reville, essa extraordinária mulher, eterna companheira de Hitchcock e sua colaboradora na escrita de argumentos e planificação dos filmes, que viveu quase sempre na sombra do marido.
Por outro lado o esforço de Anthony Hopkins em conseguir reproduzir a forma de falar de Alfred Hitchcock, que ficou bem conhecida do público televisivo, através da sua apresentação da célebre série “Hitchcock Apresenta”, revela-se quase perfeita. E dizemos quase, porque apenas o cineasta Peter Bogdanovich, antigo crítico de cinema e amigo de Alfred Hitchcock, consegue “citar” o Mestre na perfeição, algo que muitos de nós já viram nos “making off” que acompanham as edições em dvd dos filmes de Alfred Hitchcock.
A luta do cineasta britânico em terras americanas para levar ao grande écran, essa obra-prima do cinema de terror, chamado “Psico”, é memorável e bem merece ser descoberta pelo espectador, porque matar a actriz principal ou a Star do filme, Janet Leigh ( à qual Scarlett Johansson oferece corpo e rosto), revelou-se uma ousadia, que nenhum produtor decidiu aceitar, mas mesmo assim Alfred Hitchcock decidiu avançar com o projecto, contra tudo e contra todos, terminando por triunfar!
Anthony Hopkins & Alfred Hitchcock
Todos os espectadores de “Psico” são possuidores de uma certeza: o suspense no cinema, sem o “cândido” Norman Bates, nunca seria o mesmo!
Rui Luís Lima
Sacha Gervasi - (1966)
ResponderEliminarClassificação: 3 estrelas (***).
Estreia em Portugal: 7 de Fevereiro de 2013.