quarta-feira, 31 de julho de 2024

Eberhard Weber - "The Colours of Chlöe"


Eberhard Weber
"The Colours of Chlöe"
ECM 1042
ECM Records
1974

Eberhard Weber – bass, cello, ocarina, voice.
Rainer Bruninghaus – piano, synthesizer.
Peter Giger – drums, percussion.
Ralf Hubner – drums.
Ack van Rooyen – flugelhorn.
Geisela Schauble – voice.
Membros da Sudfunk Symphony Orchestra, Stuttgart.

“The Colours of Chlöe” de Eberhard Weber possui uma beleza profundamente cativante, explorando territórios musicais e sonoridades desconhecidos de muitos e que vale a pena descobrir.


Foi em Abril de 1974 que a editora ECM Records, do alemão Manfred Eicher, que dava os primeiros passos na criação de um dos mais originais e influentes universos musicais (conhecido na gíria como “o som ECM”), irá subverter por completo os géneros musicais criando novas sonoridades sem fronteiras, fruto de um trabalho de produção verdadeiramente talentoso. Em “The Colours of Chloe”, do contrabaixista Eberhard Weber, temos o pianista Rainer Brüninghaus, que também usa o sintetizador, os violoncelos da Südfunk Symphony Orchestra, ao qual se juntam as vozes de Gisela Schäuble e Eberhard Weber, nos coros, para além do característico som do contrabaixo do músico e compositor alemão (o instrumento foi construído segundo as suas próprias indicações para ter um som único), e ainda a bateria de Peter Giger e o fliscorne de Ack van Rooyen.

"The Colours of Chlöe” inicia-se com o tema “More Colours” surgindo logo a abrir a sonoridade dos violoncelos da Südfunk Symphony Orchestra, que irão preparar o terreno para a entrada dos restantes instrumentos. Já na faixa que dá nome ao álbum, iremos assistir a um diálogo sugestivo entre o famoso contrabaixo de Eberhard Weber e a bateria de Ralf Hübner, que só participa neste tema. Ao entrarmos em “An Evening with Vincent van Ritz”, descobrimos não só a voz como puro instrumento, mas também o som saído do fliscorne de Ack van Rooyen, cujas tonalidades envolventes surpreendem de imediato o ouvinte.


Chegamos assim ao último tema do disco, uma espécie de longa suite, que ocupa a totalidade do lado B do álbum de vinil, intitulada “No Motion Picture”, com uma introdução magnifica de Rainer Brüninghaus, sempre devidamente pontuada pelo contrabaixo de Eberhard Weber e da precursão de Peter Giger, até sermos envolvidos pela doçura da voz de Gisela Schäuble, num percurso onde não irão faltar os solos melodiosos, assim como a prestação dos violoncelos da Südfunk Symphony Orchestra, pintando de cores românticas este delicioso tema.

Por tudo o que ficou aqui escrito, fica bem patente como a música de Eberhard Weber revolucionou o jazz no verdadeiro sentido da palavra, abrindo caminhos até então por explorar, fazendo uma fusão verdadeiramente romântica de diversos estilos, que bem merece ser descoberto por todos, porque a sua música é universal. E numa altura em que o músico e compositor foi obrigado a abandonar os palcos devido a um insuperável problema de saúde, nunca é demais recordar a brilhante obra musical que nos deixou, tanto como intérprete como compositor.

Gravado em Dezembro de 1973 no Tonstudio Bauer, Ludwigsburg, por Kurt Rapp e Martin Wieland. Produzido por Manfred Eicher. Capa de Maja Weber (pintora e esposa de Eberhard Weber, que irá ser uma presença constante na feitura das capas dos álbuns em que o marido surge como líder). Layout de B & B Wojirsch. Fotografia de Kira Tolkmitt. Os músicos Ralf Hubner e Ack von Rooyen tocam apenas no tema “The Colours of Chloe”. Todas as composições são da autoria de Eberhard Weber.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Classificação: 5 estrelas (*****)
    Eberhard Weber - (1940)
    No ano de 1974 Eberhard Weber grava a sua primeira obra discográfica como líder, intitulada "The Colous of Chloe", para a editora alemão ECM Records e de imediato surpreende o auditório musical num trabalho bem diferente, com uma bela capa da autoria da sua esposa Maja Weber que cativava de imediato, vinha depois a música que viria a ser o "opus 1" de uma brilhante carreira que nos ofereceu uma discografia de sonoridades únicas em que o contrabaixo de Eberhard Weber, construído de propósito para ele, nos envolvia num jazz de uma beleza absoluta, que se irá prolongar ao longo de décadas, até que o músico e compositor teve que interromper a sua actividade devido a um problema de saúde que lhe paralizou um dos braços. Os nomes mais importantes da editora ECM Records tocaram com Eberhard Weber e a sua música terminou por se revelar intemporal. "The Colours of Chloe" é uma obra-prima do universo musical contemporâneo!

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