domingo, 21 de julho de 2024

Rádio - Em Órbita!


Rádio - Em Órbita!

Na segunda metade da década de 60 (1/4/1965) nasceu o programa “Em Órbita” no Rádio Clube Português, realizado por Jorge Gil e Pedro Soares Albergaria, tendo-se tornado de imediato uma referência, especialmente pelo facto de apenas difundir a denominada Música Popular Anglo/Americana. E só em Agosto de 1967 o “Em Órbita” passou um tema cantado em português da responsabilidade do “Quarteto 1111” e intitulado “A Lenda de El Rei D.Sebastião”, que na época foi um enorme sucesso, sendo o principal rosto/voz da emissão o Cândido Mota, embora Pedro Castelo e João David Nunes tenham também dado voz ao “Em Órbita”.

The Beatles

Tenho de confessar, que infelizmente nunca escutei o “Em Órbita” deste período, conheci as histórias desta aventura radiofónica, algum tempo depois de o programa ter terminado, já quando vivia agarrado ao FM e um dia escutei a voz do Cândido Mota a anunciar que o “Em Órbita” ía regressar entre as 19h e as 21h e assim aconteceu, estávamos em meados dos anos setenta, do século passado.. Mas desta vez Jorge Gil, tinha outras intenções, em virtude da Música Popular Anglo-Americana estar já devidamente ancorada no quotidiano e assim as novas emissões do “Em Órbita” deram a conhecer a um vasto auditório a Música Antiga, tocada em instrumentos da época.

Johann Sebastian Bach
(1685 - 1750)

O “Em Órbita” nos primeiros anos tinha dois indicativos diferentes para cada uma das horas da emissão, ambos retirados da banda sonora do filme de Stanley Kubrick, “A Laranja Mecânica” / “A Clockwork Orange” da autoria de Walter Carlos, mais tarde Wendy Carlos (o compositor mudou de sexo e tornou-se senhora) e depois vinha a Música Antiga, sempre acompanhada de magníficos textos lidos por Cândido Mota e escritos por Jorge Gil, que enquadravam a música na sua época e nos falava também dos seus compositores, ao mesmo tempo que nos dava a conhecer um novo universo de instrumentistas, que se estavam a dedicar a este género musical, então a nascer no interior da denominada música clássica e onde pontificavam nomes que rapidamente fixei e passei a admirar: Gustav Leonard, Nikolaus Harnoncourt e Ton Kopmann.

Gustav Leonard
(1928 - 2012)

Tornei-me então um ouvinte de todos os programas que, na época, tinham o apoio comercial da “Sadomar” e como a segunda hora caía mesmo em cima do jantar, lá em casa, a minha sábia avó baixava o som da televisão, enquanto eu jantava a ouvir o “Em Órbita” e dez minutos depois regressava ao quarto, para continuar a escutar a emissão.

Nikolaus Harnoncourt
(1929 - 2016)

Mais tarde o programa passou a ter só uma hora de emissão, entre as 19h e as 20h, sendo o indicativo um trecho de uma Missa de Schubert e durante largo tempo aos sábados foram transmitidas as Missas de Bach, esse enorme compositor que nos deixou uma obra imortal e uma legião de filhos, que se dedicaram à mesma Arte Musical do pai. Nesses sábados após terminada a cantata de Johann Sebastian Bach, por vezes tínhamos uns textos do filósofo M. S. Lourenço e uns temas dos Beatles.

Ton Koopmann
(1944)

Devo ao “Em Órbita”, a minha paixão pela Musica Barroca e ainda me recordo da alegria que tive quando comprei o primeiro álbum da editora “Das Altwerk Telefunken”, com a “Water Dance” do Haendel, na loja do Valentim de Carvalho, na Rua Nova do Almada. Depois a rádio mudou ou seja formatou-se e as “playlist” ditaram a lei e o “Em Órbita” passou a fazer parte das minhas belas memórias da rádio.

Jorge Gil
(1945 - 2019)

Nota: O “Em Órbita” ainda promoveu concertos de Música Barroca, mas infelizmente nunca fui a nenhum e teve posteriormente emissões na Antena 2 às sextas-feiras entre as 23h e a 1h, até que terminou e tenho de confessar, que ao escutar nos dias de hoje a Antena 2, (o que faço diariamente), sinto a falta do “Em Órbita” de Jorge Gil, que infelizmente nos deixou em 2019 e que criou o mais belo programa de rádio de sempre, dedicado à Música Antiga em instrumentos da época.

Rui Luís Lima

Franz Schubert
Tema:  Deutsche Messe - Schlussgesang
Indicativo do programa
"Em Órbita"

1 comentário:

  1. Jorge Gil - (1945 - 2009)
    Em Órbita - (1965 - 2001)
    O programa "Em Órbita" foi para o ar nas seguintes estações de rádio: Rádio Clube Português, Rádio Comercial e Antena 2. Tendo dado origem também aos célebres concertos "Em Órbita".

    ResponderEliminar