John Ford
“O Vale Era Verde” / “How Green Was My Valley”
(EUA – 1941) – (118 min./Cor)
Walter Pidgeon, Maureen O’Hara, Anna Lee, Donald Crisp, Roddy McDowall.
Um dos filmes mais belos da filmografia de John Ford é, precisamente, a película “O Vale Era Verde” / “How Green Was My Valley” e se para alguns ele é “apenas” o filme que “roubou” os “Oscars” a “Citizen Kane” de Orson Welles, para outros trata-se da quinta-essência do cinema Fordiano, repleto de memórias do próprio cineasta, que aqui revisita mais uma vez a sua bem-amada Irlanda.
Por outro lado, todos sabemos como Orson Welles foi vítima da campanha lançada pelo poderoso Magnata da Imprensa norte-americana da época, o célebre Hearst, que se viu retratado no filme de Orson Welles, mas “O Vale Era Verde” / “How Green Was My Valley” de John Ford oferece-nos a história de uma família irlandesa numa pequena cidade mineira, com uma ternura e sensibilidade verdadeiramente comovente e que nos fica na memória para sempre.
Na verdade estamos perante duas obras-primas da Sétima Arte e a Academia de Hollywood terminou por optar pela película realizada por John Ford. E ao revermos este belo filme, ficamos de imediato cativados pela bela voz desse narrador, chamado Huw Morgan (Roddy McDowall) que nos irá contar, de forma inesquecível, a vida e a luta contra as diversas adversidades da sua família, num dos mais belos filmes oferecidos pela Sétima Arte.
Neste século XXI em que por vezes a memória cinematográfica parece perdida, nunca é demais recordar John Ford e o seu Cinema.
Rui Luís Lima
John Ford - (1893 - 1974)
ResponderEliminarClassificação: 5 estrelas (*****)
Estreia em Portugal: 28 de Novembro de 1942.