sábado, 31 de agosto de 2024

Pop Tops - “Mamy Blue”


Pop Tops
“Mamy Blue”
Single / 45 RPM
1971

Muitas vezes, quando escutamos uma canção, desconhecemos como tudo nasceu e acontece ficarmos tão surpreendidos com as nossas memórias que até somos obrigados a falar delas, sendo isso mesmo que sucede com este single dos “Pop Tops” com o tema “Mamy Blue”, que possui uma história bem curiosa.


Muitos já escutaram a Celine Dion, assim como outos intérpretes famosos, a cantar o “Mamy Blue”, que me entrou no formato de single em casa, numa dessas idas com a minha avó até aos Armazéns do Grandela, na Rua do Carmo, em Lisboa (já desaparecidos), que tinham uma discoteca no último piso.

A canção “Mamy Blue” passava imenso na Rádio, mas quando comprei o single confesso que desconhecia que o seu autor era francês e se chamava Hubert Giraud, sendo ela escrita enquanto o cavalheiro se encontrava num desses enormes engarrafamentos de trânsito (os famosos “bouchons”), que já aconteciam em Paris nessa época.

Pop Tops

Seria no entanto um produtor francês, que vivia em Madrid, com interesses nos meios musicais, a comprar os direitos da canção, para o grupo espanhol Pop Tops, que tinha um vocalista chamado Phil Trim (nascido na Trindade e Tobago), que irá “construir” a versão inglesa, a qual será gravada em Londres, tornando-se num desses hits que irá invadir as tabelas Pop de todo o mundo, desde o Japão, a Israel, passando pela Argentina, só para falar nos países nunca mencionados nestas “coisas da música”, para além dos Europeus.


Já os intérpretes de “Mamy Blue” e suas versões ou covers são das mais variadas origens, tivemos logo no início a Nicoletta, que cantou em francês a versão original; a Ivana Spagna que a gravou em italiano na época; os Pop Tops (grupo espanhol que fazia uma música oriunda da Pop mas com contornos da Soul Music), que terão aqui o seu maior sucesso e são o principal rosto/voz da canção. Mas “Mamy Blue” também ficou bem conhecida de outras gerações, através da voz de Joe Cocker, Vicky Leandros (a cantora do célebre “Aprés Toi”), Demis Roussos, Julio Iglesias, Dalida e Lara Fabian.

E qual era a outra faixa do single?

Na realidade já ninguém se lembra dela, mas o título dava “pano para mangas”, nesse ano de 1971: “Road to Freedom” e passava na rádio!

Rui Luís Lima

Pop Tops
"Mammy Blue"

2 comentários:

  1. Um tema que se tornou num sucesso planetário, surgindo nas mais diversas versões, por um leque bem variado de intérpretes.

    ResponderEliminar