Para adultos, maiores de 20 anos!
Lançado a 01 de Maio de 1951
Periocidade: Mensal
Preço: 2$50
Ano: 1951
O primeiro número da Colecção Condor, surgido a 1 de Maio de 1951, oferece-nos uma aventura de Tomahawk Tom, da autoria de Vítor Péon (desenho) e Edgar Gaygill (argumento).
Roussado Pinto
(1926 - 1986)
Recorde-se que Edgar Gaygill é um dos muitos pseudónimos de Roussado Pinto, esse escritor dos "sete instrumentos" amante da banda desenhada e que bem merece não ser esquecido, já Ross Pynn era o pseudónimo utilizado na escrita dos policiais.
Vítor Péon
(1923 - 1991)
Por outro lado Vítor Péon, um nome incontornável da banda desenhada portuguesa, estava nos seus inícios. Por seu lado a revista Condor irá ter, na segunda página antes da banda desenhada, um texto dos editores apresentando os objectivos desta colecção, que iria oferecer em cada número uma história completa de banda desenhada. Já na contra-capa era anunciado para o número seguinte uma aventura do famoso detective Rip Kirby. Por fim nunca será demais chamar a atenção para a capa que refere "para adultos, maiores de vinte anos"!
Rui Luís Lima
A revista "Condor Popular" foi uma das mais famosas revistas de banda desenhada, que divulgava banda desenhada oriunda do país vizinho e norte-americana, nunca esquecendo os autores portugueses e com textos bem aliciantes sobre a 9ªarte, sendo vendida a um preço convidativo para todas as bolsas e com um formato pequeno, mas que aliciava os seus leitores com as suas aventuras de BD. Tinha um irmão gémeo que se camava "Ciclone", surgido posteriormente.
ResponderEliminar