"Humpá-Pá – O Pele-Vermelha” / ”Oumpah-Pah, Le Peau-Rouge”
Argumento: René Goscinny
Arte: Albert Uderzo
Páginas: 48
Asa
Esta aventura do famoso índio Humpá-Pá surgiu publicada em álbum pela Editorial Ibis em 1965 mas foi na Revista Tintin (portuguesa) que li pela primeira vez as aventuras deste Pele-Vermelha chamado Humpá-Pá, que irá estabelecer com o militar inglês casaca-vermelha Humberto da Massa-Folhada uma bela amizade, sendo a sua luta contra o temível Maus-Fígados a primeira aventura que li deste herói criado por René Goscinny e desenhado por Albert Uderzo, para as páginas da Revista Pilote.
René Goscinny e Albert Uderzo
No entanto, a pouca popularidade atingida por Humpá-Pá junto dos leitores franceses ficou bem visível após um inquérito ou sondagem, se preferirem este termo, da revista dirigida por René Goscinny, tendo os célebres criadores de Astérix abandonado, infelizmente, um dos meus personagens favoritos da banda desenhada franco-belga.
O primeiro volume reeditado pela Asa, intitulado “Humpá-Pá – O Pele Vermelha”, para além de nos oferecer a primeira aventura (30 pranchas), possui uma apresentação de Humpá-Pá feita pelo próprio Astérix, que nos narra como tudo começou, ao mesmo tempo que temos as primeiras tiras, surgidas em 1951 e o seu nascimento oficial em 1958, tornando-se este volume uma verdadeira preciosidade para os fans da célebre 9ª Arte!
Rui Luís Lima
Humpá-Pá foi uma das mais belas criações da dupla René Goscinny / Albert Uderzo. Inicialmente as primeira tiras do célebre péle-vermelha Humpá-Pé tinha a sua acção no mundo actual, com auto-estradas a cruzarem a pradaria, mas quando começou a ser publicado a acção deslocou-se para o século XIX.
ResponderEliminar