segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Robert J. Flaherty - "Nanook, o Esquimó" / "Nanook of the North"


Robert J. Flaherty
"Nanook, o Esquimó" / "Nanook of the North"
(EUA – 1922) – (50 min. - Mudo - P/B)

Robert J. Flaherty um dos pioneiros do documentarismo, desde muito cedo se sentiu fascinado pelo cinema e no início de 1913 decide filmar a vida dos esquimós, partilhando o seu quotidiano.


No entanto as condições em que era guardada a película não foram as melhores e o impensável aconteceu naturalmente, quando um incêndio destruiu o trabalho do cineasta. Inconformado pelo sucedido, Robert J. Flaherty decide, anos depois, retomar as filmagens graças ao apoio da firma francesa Revillon e, com a ajuda de Nanook e da sua família, oferece-nos o seu olhar sobre a vida deste povo que vivia bem longe da dita “civilização”.


A forma como os esquimós encararam as filmagens, com toda a naturalidade, somo se não existisse câmara de filmar irá contribuir decididamente para o sucesso do filme de Robert J. Flaherty. Estreado em 1922, transforma-se rapidamente num êxito estrondoso, continuando a ser nos dias de hoje um dos grandes marcos do documentarismo.

Nanook, o esquimó!

Na época da sua estreia, em Nova Iorque, eram vendidas nos cinemas peças ditas oriundas dessa região, mas os actores não profissionais desta película nunca viram as suas condições de vida alteradas e, dois anos depois das filmagens de “Nanook”, o célebre protagonista do filme, irá morrer na terra que o viu nascer ao frio e à fome.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Este filme rodado em condições bem dificeis durante um ano por Robert Flaherty, obteve um enorme sucesso quando foi estreado na América e teve em Nanook o seu herói, mas este esquimó que fazia da caça o seu modo de vida, como vimos no filme, irá morrer gelado nesse território inóspito do Artico.

    ResponderEliminar