terça-feira, 26 de novembro de 2024

Daphne du Maurier - "Don't Look Now"


Daphne du Maurier
"Don't Look Now"
Páginas: 320
Penguin Classics

A senhora aqui de casa é que é fan de Daphne du Maurier, eu apenas li a "Rebecca" e agora este livro de "short-storie"s em que a primeira é precisamente "Don't Look Now" que foi levada ao cinema por Nicholas Roeg em 1973, tendo por protagonistas Donald Sutherland e Julie Christie. Recordo-me que vi o filme na época da estreia no cinema Condes em Junho de 1974, numa época em que a sala de cinema tinha mudado as cadeiras e introduzindo umas que desciam quando nos sentávamos, levando a algumas cenas hilariantes, perante a surpresa ou susto de quem desconhecia a novidade.

Daphne du Maurier
(1907 - 1989)

Já nada hilariante é o filme e quando eu estava à espera de ver a Julie Christie (que adorava na época) saiu-me um nú frontal do Donald Sutherland. mas o filme deste antigo director de fotografia de David Lean, recomenda-se, já o livro ou melhor o conto (são todos longos) é fabuloso e confesso que nunca mais me esqueço das palavras finais do protagonista... não as digo para não me acusarem de fazer "spoiler", tendo em conta que vivemos numa época tão Kafkiana que fico-me por aqui.

Julie Christie
"Don't Look Now"

Regressando ao livro ele possui mais quatro contos ou novelas, prefiro este último termo, simplesmente fabulosos. E se não sabe quem é a Daphne du Maurier digo-lhe que é a autora de "Os Pássaros" / "The Birds", que Alfred Hitchcock levou de forma genial ao grande écran e também há "A Pousada da Jamaica", do período britânico do Mestre.!

O livro inclui as seguintes "short-stories":
- "Don't Look Now"
- "Not After Midnight"
- "A Boder-Line Case"
- "The Way of The Cross"
- "TheBreakthrough"

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário