TOK
“Paradox”
JAPO 60029
JAPO Records
1979
Takashi Kako – piano, celesta.
Kent Carter – bass, cello.
Oliver Johnson – drums, toy piano, tambourine, harpsichord, vocals.
1 – Paradox – 8:12
2 – Night Music – 6:18
3 – Dodec – 5:31
4 – A Lua de Portugal – 5:17
5 – Sekitei – 7:05
6 – Wobbly Walk Parade – 3:55
Takashi Kako
Takashi Kako nasceu após a Segunda Grande Guerra em 1947 e começou a estudar piano aos oito anos. Na adolescência partiu para Paris, mais tarde estudou composição com o célebre Olivier Messiaen e será em terras de França que se irá apaixonar pelo jazz, formando um trio de jazz que se tornou célebre, na companhia de Kent Carter e Oliver Johnson e irá tocar também com esse Mestre da improvisação chamado Steve Lacy. Este álbum intitulado "Paradox" revela-nos precisamente a música que ele nos oferecia na década de setenta do século passado, repleta de originalidade e onde se destaca esse tema com o belo título de "A Lua de Portugal".
Gravado em Junho de 1979 no Tonstudio Bauer, Ludwigsburg, por Martin Wieland. Masterizado por Henry Riedel. Fotografia da capa do álbum e Design de Dieter Rehm. Fotografias de Roberto Masotti. Produção de Steve Lake. Todos os temas são da autoria de Takashi Kako, excepto o tema 6 que é composto por Kent Carter e onde o compositor surge a tocar contrabaixo e violoncelo, enquanto Takashi Kako toca piano e celesta, já Oliver Johnson navega pelo toy piano, bateria, tambourine, teclados e voz.
Rui Luís Lima
A arte deste oianista japonês chamado Takashi Kako vive de forma trnscendental neste álbum que incluiu o belo tema "A Lua de Portugal", que vale a pena descobrir!
ResponderEliminar