Umberto Eco
"A Passo de Caranguejo - Guerras Quentes e Populismo Mediático"
Páginas: 388
Difel
Este livro de Umberto Eco reúne textos escritos entre 2000 e 2005, onde iremos descobrir que esse célebre anúncio do "Fim da História" proclamado por Francis Fukuyama, muito celebrado aquando da queda do Império Soviético, viria a ser desmentido pela roda da História, que vai mudando de protagonistas ao mesmo tempo que vai elaborando uma certa reciclagem das ideologias a fim de as inserir como novidade no novo Milénio.
Umberto Eco
(1932 - 2016)
As análises de Umberto Eco ao Novo Milénio permanecem bem interessantes nestes textos oriundos de diversas Conferências em que participou, assim como da Imprensa, que também não escapa à sua análise. Essa Imprensa cada vez mais populista e com uma amnésia sobre o passado bastante redutora e que cada vez mais acredita que quem "matou Liberty Valance" foi Ranson Stoddard (James Stewart) e não Tom Doniphon (John Wayne). Esses tempos longínquos em que se chamava Quarto Poder à Imprensa, não passam de uma miragem, porque o que está na moda são as "fake news".
Planeta Terra
"A Passo de Caranguejo - Guerras Quentes e Populismo Mediático" de Umberto Eco convida-nos a uma meditação sobre a época em que vivemos, mas de todos os textos deste livro, gostaria de convidar o leitor a perder um pouco do seu tempo precioso e ir a uma livraria ou biblioteca ler o texto "Acerca do Politicamente Correcto", que surge na página 102, publicado originalmente em Outubro de 2004 no jornal "La Repubblica" e de uma actualidade gritante. Só por esta crónica vale a pena comprar este livro e após ler as oito páginas desse texto, certamente que o seu conhecimento da ideologia dominante. se vai tornar muito menos nublado.
Rui Luís Lima
Tendo em conta os tempor que vivemos a leitura deste livro revela-se de uma enorme importância, porque o ensaista e escritor Umberto Eco oferece-nos um olhar sobe o universo contemporâneo, com uma acutilância que deixa o leitor a interrogar-se perante os terrenos que vamos construindo neste universo em que a net se tornou num espaço incontornável no universo, perante o surgimento de novas ideologias alicerçadas num passado que se encontrava esquecido para muitos.
ResponderEliminar