segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Tom Van der Geld / Children At Play - "Out Patients"


Tom Van der Geld / Children At Play
"Out Patients"
JAPO 60035
JAPO Records
1980

Tom Van der Geld – vibraphone.
Roger Jannotta – tenor saxophone, alto saxophone, bass clarinet, oboe, flute, whistles.
Wayne Darling – bass.
Bill Elgart – drums, percussion.

1 – Things Have Changed – 6:03
2 – How Gently Sails The Moon Twixt the Arbour and the Bough (And the World is Waiting For The Sun) – 12:20
3 – Dreamer – 4:41
4 – Ballade Matteotti – 11:02
5 – I Hope It’s You – 12:44

Tom Van der Geld

Em 1974, o vibrafonista norte-americano Tom Van der Geld mudou-se do Novo Mundo para a Europa e decide ficar na Alemanha, tal como muitos dos seus compatriotas destas andanças do jazz, nas décadas de 60/70 do século XX, e em 1974 grava para a etiqueta JAPO Records o álbum “Children At Play”, que irá marcar decididamente o quarteto, que de imediato fica conhecido pela designação de “Children At Play”, seguindo-se em 1978 o trabalho “Patience”, até que em 1980 surge este “Out Patients”, que irá de certa forma fechar um ciclo na carreira de Tom Van der Geld, já que um ano depois, em 1981, o grupo termina deixando-nos três registos discográficos que se tornaram históricos.

Gravado em Julho de 1980 no Tonstudio Bauer, Ludwigsburg, por Martin Wieland. Fotografia de Signe Mahler. Design de Jurgen Peschel. Produção de Steve Lake, Children At Play e Tom Van der Geld. Os temas 1 e 5 foram compostos por Tom van der Geld. O tema 2 pertence a Bill Egart. O tema 3 foi escrito por Roger Jannotta e o tema 4 é da autoria de Wayne Darling.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Quando se fala na arte do vibrafone no jazz de imediato nos vem `memória os nomes de Lionel Hampton, Milt Jackson e Gary Burton, mas também nunca nos poderemos esquecer de Tom Van der Geld um excelente vibrafonista que nos deixou trabaalhos discográficos sublimes, revelando a sua enorme arte.

    ResponderEliminar