segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Jay McInerney - "Quando o Brilho Cai" / "Brightness Falls"


Jay McInerney
"Quando o Brilho Cai" / "Brightness Falls"
Páginas: 430
Asa

"Quando o Brilho Cai" / "Brightness Falls" de Jay McInerney é apenas um dos maiores romances da Literatura norte-americana do século XX. Ponto final parágrafo e já está!

Jay McInenrney

O facto de este maravilhoso romance se encontrar esgotado há muito no nosso país e não ser reeditado é um verdadeiro mistério e doloroso mesmo é depois de o ter lido várias vezes e me ter apaixonado pelas personagens de Russell e Corinne Calloway e pensar que aquele escritor retratado no livro que recebe adiantamentos para o "romance do século" e nunca mais termina o livro ser uma certa pessoa, que prefiro não dizer o nome (estes tempos são terríveis com a auto-censura a funcionar), ter emprestado o livro e ele não me ser devolvido e assim terminei por comprar uma edição americana e dizia eu como me tinha apaixonado pelo livro era um dos eleitos para quando um dia me visse retido numa cama num Hospital o levar comigo ou pedir que me levassem as aventuras da Corinne e do Russell e depois lá aconteceu, Hospital comigo, duas operações à vista e impedido de ler e escrever.


Alguns meses depois ao regressar à vida, voltei ao convívio de Jay McInerney e continuo a não entender porque razão o livro não é reeditado, porque se trata de um dos maiores romances da literatura norte-americana do século XX, Portugal é um país vinícola, o Jay escreve sobre e adora vinhos e a malta não lhe reedita o livro!


Mas este ano, em Paris, tive a sorte de encontrar na livraria Smith & Sons (antiga W. H. Smith) situada na rua do Rivoli, a continuação das aventuras ou vida, se preferirem, do par Russell e Corinne Calloway, saídos da genial escrita de Jay McInenrney.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Jay McInenrney - (1955)
    Classificação: 5 estrelas (*****)
    Os protagonistas deste fabuloso romance de Jay McInerney irão regressar ao convívio do leitor, primeiro através de um conto e mais tarde num novo livro em que os iremos encontrar muito anos depois. Jay McInerney ofereceu-mos uma obra-prima da literatura norte-americana.

    ResponderEliminar