“Pela Rainha” / “Queen & Country”
(Irlanda/França/Grã-Bretanha/Roménia – 2014) – (114 min,/Cor)
Callum Turner, Caleb Landry Jones, Pat Shortt, David Thewlis, Richard E.Grant.
“Esperança e Glória” / “Hope and Glory” é um dos mais belos filmes do cineasta britânico John Boorman, que nos conta a visão de uma criança do mundo que a rodeia, durante a Segunda Grande Guerra e dos mortíferos bombardeamentos alemães sobre Londres. Esta memorável película, realizada em 1987, não é mais do que as memórias do próprio realizador e o jovem protagonista Bill Rohan (Sebastian Rice-Edwards) o seu próprio alter-ego.
Esta comovente e brilhante obra cinematográfica, verdadeiramente mágica, teve uma sequela em 2014, intitulada “Pela Rainha” / “Queen & Country”, iniciando-se o filme precisamente onde “Esperança e Glória” / “Hope and Glory” tinha terminado: Bill Rohan chega à escola levado pelo avô e vai descobrir, feliz, que esta foi bombardeada, no recreio as crianças pulam de alegria atirando os livros ao ar e assim iremos viajar no tempo e descobrir o protagonista a entrar no serviço militar, com a guerra da Coreia como pano de fundo.
Mais uma vez iremos seguir os passos de Bill Rohan (Callum Turner, que possui enormes semelhanças físicas com o anterior protagonista) na tropa, onde trava amizade com outro militar, sofrendo ambos as agruras do serviço militar, embora se tornem instrutores e escapem à mobilização para a guerra na Península Coreana, nos dias de hoje um pouco esquecida.
John Boorman assina o argumento (autobiográfico) e convida-nos a conhecer como se encontram os restantes protagonistas de “Esperança e Glória” / “Hope and Glory”, que continuam a viver numa bela ilha no Tamisa, a irmã voltou do Canadá sem o marido nem as crianças, a mãe permanece com o pai, depois de ter tido um caso, do qual as crianças guardaram segredo, embora ela ainda diga adeus ao amante e ele, que se irá apaixonar por uma bela rapariga com um presente bem secreto, irá trocar a paixão pelo amor e descobrir como a felicidade afinal, estava ali tão perto.
“Queen & Counry” / “Pela Rainha” forma com “Hope and Glory” / “Esperança e Glória” um par de filmes que. se fossem um dia exibidos juntos numa sessão dupla, proporcionariam a quem os vê a oportunidade de usufruir em todos os aspectos esta espantosa e incontornável obra cinematográfica de John Boorman, que respira uma comovente ternura pelo cinema e a vida. Simplesmente genial!
Nota: “Esperança e Glória” é exibido regularmente na RTP Memória e “Queen & Country” também foi exibido no pequeno écran, aqui deixo o pedido, caros programadores, esqueçam o share (recordem-se de “Network” de Sidney Lumet) e façam uma sessão dupla com ambos os filmes, numa tarde de cinema, a Sétima Arte iria certamente agradecer!
Rui Luís Lima
John Boorman - (1933)
ResponderEliminarClassificação: 4 estrelas (****)
Estreia em Portugal: 9 de Abril de 2015.