quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

John Surman - “Upon Reflection”


John Surman
“Upon Reflection”
ECM 1148
ECM Records
1979

John Surman – soprano saxophone, baritone saxophone, bass clarinet, synthesizer.

1 – Edges of Illusion – 10:10
2 – Filigree – 3:41
3 – Caithnen to Kerry – 3:51
4 – Beyond a Shadow – 6:40
5 – Prelude and Rustic Dance – 5:14
6 – The Lamplighter – 6:19
7 – Following Behind – 1:24
8 – Constellation – 8:16

John Surman

Este saxofonista britânico, nascido ainda durante a Segunda Grande Guerra (1944), deu nas vistas ao integrar a orquestra de Mike Westbrrok, em meados dos anos 60 do século xx. Já no final dessa década irá surgir o seu primeiro álbum gravado para a etiqueta MPS Records, que durante largos anos teve distribuição no nosso país através da Dargil, e será precisamente dez anos após a gravação desse trabalho discográfico e já com uma história bem alicerçada na área do jazz contemporâneo que John Surman grava para a ECM Records este magnifico "Upon Reflection", como multi-instrumentista, já que ele toca todos os instrumentos que escutamos no álbum, algo que se irá tornar regular ao longo das décadas, ao mesmo tempo também que aqui se inicia uma das mais frutuosas colaborações entre um músico e um produtor, neste caso concreto, o alemão Manfred Eicher, que sempre ofereceu todos os meios para John Surman expandir a sua criatividade.

Gravado em Maio de 1979 no Talent Studio, Oslo, por Jan Erik Konghaug. Fotografia da capa do álbum de Christian Vogt. Design de Dieter Rehm. Produção de Manfred Eicher.

Todas as composições são da autoria de John Surman. Os temas “Edges of Illusion” e “The Lamplighter” foram inspirados e originalmente criados por Carolyn Carlson.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. John Surman - (1944) é um saxofonista britânico e multi-instrumentista que muitas vezes, como sucede neste álbum, toca todos os instrumentos que escutamos revelando-nos a sua arte musical.
    Classificação: 4 estrelas (****)

    ResponderEliminar