segunda-feira, 31 de março de 2025

Edgar Allan Poe - "William Wilson"


Edgar Allan Poe
"William Wilson"
in "Ficções - Revista de Contos nº.1"
Tinta Permanente

A "Ficções - Revista de Contos" publicada em formato de livro. de periocidade semestral e dirigida por Luísa Costa Gomes, foi uma das mais belas aventuras editoriais havidas neste país. Os "contos" ou "short-stories", se preferirem este termo, agradecem e lamentam ter terminado. A ausência de contos publicados na Imprensa deste país à beira mar plantado é o triste retrato do país em que vivemos. Basta eliminarem um dos milhares de artigos de opinião publicados diariamente e usarem o espaço para publicarem um conto.

Edgar Allan Poe apenas viveu quarenta anos, depois de ter tido uma vida bem atribulada. Aos dois anos a sua mãe uma actriz inglesa que emigrara para os Estados Unidos da América morre tuberculosa, quando ele tinha apenas dois anos, já as suas relações com o pai foram sempre muito dificeis,especialmente depois de ter sido expulso de West Point, sendo acolhido por uma tia e começando a escrever poesia e contos, casando com a sua prima Vírginia.

Este conto intitulado "William Wilson" foi incluído no livro "Histórias do Grotesco e do Arabesco" em Dezembro de 1839, que reunia outros vinte e quatro contos, bem marcantes do génio do escritor.

Rui Luís Lima

1 comentário: