Henry Koster
“O Mensageiro do Céu” / “The Bishop’s Wife”
(EUA – 1947) – (109 min./Cor)
Cary Grant, Loretta Young, David Niven.
Quando alguém nos fala de um Anjo no cinema, muitos de nós “partimos” para o filme de Franck Capra, “Do Céu Caiu Uma Estrela”. Mas depois de ver este inesquecível “The Bishop’s Wife”, nunca mais irá esquecer esse Anjo chamado simplesmente Dudley, ou melhor dizendo Cary Grant! ´
É verdade caro leitor, Cary Grant está perfeito neste Anjo que vem ajudar os seres humanos e que irá encontrar no Bispo alguém a precisar de ajuda, porque os seus caminhos deixaram de estar ao lado dos mais necessitados, preferindo o convívio com os ricos, para assim poder construir a sua Catedral, esquecendo-se da própria esposa e filha, mas Dudley (Cary Grant) tem poderes perfeitos para contrariar os destinos, mas quando ele percebe que até deseja voltar a ser humano, tal é a sua afeição por Mrs. Julia (Loretta Young) a mulher do Bispo, decide partir e é pena…
Henry Koster realiza mais uma vez uma película repleta de magia, com um conjunto de efeitos especiais que deixou certamente boquiabertos os espectadores deste filme no ano de 1947 e depois temos um argumento construído com enorme saber, sem uma palavra a mais ou menos, tal como a realização e direcção de actores, onde também não nos podemos esquecer da interpretação de David Niven, ao dar corpo a esse Bispo, única personagem do filme que sabe que Dudley é o Anjo pedido pelas suas preces, embora não goste muito que a sua bela esposa se divirta tanto sempre que tem essa angélica companhia. “O Mensageiro do Céu” é uma comédia delirante!
Rui Luís Lima
Henry Koster - (1905 - 1988)
ResponderEliminarClassificação: 4 estrelas (****)
Estreia em Portugal: 23 de Dezembro de 1948.