quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Jan Garbarek - “Dis”


Jan Garbarek
“Dis”
ECM Records
1977

Jan Garbarek – tenor saxophone, soprano saxophone, woode flute.
Ralph Towner – 12-string guitar, classical guitar.
Windharp – temas 1,3 e 6
Den Norske Messingsekstett: Brass Ensemble. – tema 4.

1 – Vandrere – 13:37
2 – Krusnung – 5:36
3 – Viddene – 5:36
4 – Skygger – 10:06
5 – Yr – 5:55
6 – Dis – 7:52

Jan Garbarek e Ralph Towner, um norueguês e o outro norte-americano, tocaram juntos no célebre quarteto “Solstice”, (dois álbuns) e este encontro de duetos em cinco das seis faixas que constituem o álbum “Dis”, iremos descobrir uma magia única graças a dois elementos externos: a Windharp e o Brass Ensemble.

Jan Garbarek

A Windharp escutada neste álbum de Jan Garbarek foi construída pelo norueguês Sverre Larssen e é um instrumento com cordas que são levadas a vibrar pelo vento, criando as sonoridades que se escutam nas faixas “Vandrere”, “Viddene” e “Dis”. Estamos perante um instrumento musical que reage directamente ao fluxo do ar criando as imagens sonoras que escutamos nos três temas referidos.

O registo da musicalidade do vento nas cordas da Windharp foi da responsabilidade do engenheiro de som Jan Erik Kongshaug (habitual colaborador da editora ECM Records), que se deslocou até à costa sul da Noruega, um local particularmente adequado a essa musicalidade, devido às intermináveis rajadas de vento oriundas do Mar do Norte. Por outro lado no último registo do disco, que dá precisamente o nome ao álbum, encontramos Jan Garbarek a tocar apenas flauta, acompanhado das texturas originadas pelo vento a bater nas cordas da Windharp, criando uma musicalidade, por vezes estranha, outras vezes bela, mas que inevitavelmente nos transporta para esse belo território costeiro nórdico, onde o vento encanta a musicalidade.

Ralph Towner

Uma última nota para o tema “Skygger”, que abre o lado B do álbum ou a faixa 4 do cd, se preferirem, onde o Brass Ensemble nos oferece um belo colorido, criando a atmosfera propícia para o diálogo entre o saxofone de Jan Garbarek e a guitarra de 12 cordas de Ralph Towner. Este tema foi um dos eleitos ou o que mais passou no programa de Rádio “Forum” de Jorge Lopes, sempre que o convidado da última meia-hora era este “Dis” de Jan Garbarek. Nunca é demais recordar que este programa de rádio dedicava sempre a sua última meia-hora à divulgação da música da editora ECM Records.!

Gravado em Dezembro de 1976, no Talent Studio, Oslo, por Jan Erik Kongshaug. Fotografia da capa do álbum de Franco Fontana. Layout de Barbara Wojirsch. Produzido por Manfred Eicher. Todas as composições são da autoria de Jan Garbarek. Ralph Towner toca em todos os temas excepto no último, a faixa 6 do álbum “Dis”. Já o Brass Ensemble Den Norske Messingsekstett toca apenas no tema 4.

Rui Luís Lima

3 comentários:

  1. Classificação: 5 estrelas (*****)
    O saxifonista norueguês Jan Garbarek irá surpreender o auditório musical do gravar este álbum intitulado "Dis" constituído por cinco duetos com o guitarrista norte-americano Ralph Towner, que toca guitarra clássica e de 12 cordas, sendo em dois temas acompanhados pelo som musical de uma harpa colocada nos penhascos saído da força do vento que por ali sopra. Já o tema de abertura do lado dois do álbum intitulado Skygger temos um Brass Ensemble a a acompanhar os dois musicos tornando estema no mais belo do álbum, segundo a minha opinião. A fechar o disco Jan Garbarek surge a solo a tocar flauta acompanhado pelas sonoridades nascidas do vento a "tocar" na harpa, criando uma atmosfera única, que encerra de forma perfeita "Dis", que possui ainda uma das mais belas capas criadas para a editora ECM Records a partir de uma imagem de Franco Fontana. "Dis" é uma pérola na discografia de Jan Garbarek!

    ResponderEliminar
  2. Gostei

    https://shorturl.at/CNrhS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fui visitar o vosso blog musical e gostei do que encontrei por lá!
      Muito boa tarde!

      Eliminar