Orson Welles
Os 10 Melhores Cineastas da História do Cinema!
Segundo a Opinião dos Realizadores!
1 – Orson Welles
2 – Federico Fellini
3 – Akira Kurosawa
4 – Francis Ford Coppola
5 – Alfred Hitchcock
6 – Stanley Kubrick
7 – Billy Wilder
8 – Ingmar Bergman
9 – Martin Scorsese
9 – David Lean
9 – Jean Renoir
Federico Fellini
Continuando a leitura das listas da revista “Sight and Sound”, apresentamos hoje para terminar os 10 melhores cineastas de sempre, segundo a opinião dos realizadores que participaram nesta sondagem. Curioso será comparar a sua lista com a dos críticos cinematográficos.
Akira Kurosawa
Orson Welles é considerado por ambas as partes o melhor cineasta de todos os tempos, mas logo a seguir surge Federico Fellini, Mestre Italiano, que os críticos tinham colocado em sétimo lugar. Depois, em terceiro, temos Akira Kurosawa que, no final da vida, foi obrigado a fazer no Japão anúncios a whisky como meio de sobrevivência, já que ninguém desejava produzir os seus projectos.
Francis Ford Coppola
Encontramos Francis Ford Coppola logo a seguir, esse "maverick" que desejou com a sua Zoetrope Studios criar um sistema alternativo aos Grandes Estúdios, mas esse musical único intitulado “One From the Heart” / “Do Fundo do Coração” iria decretar a sua falência.
Alfred Hitchcock
Curiosamente, o cineasta que para a crítica ocupa o segundo lugar, Sir Alfred Hitchcock, para os seus colegas na profissão ocupa a quinta posição, nesta lista de melhores cineastas de sempre e somos forçados a verificar que estas listas de cinema por vezes são traiçoeiras, levando a memória a esquecer-se da História do Cinema. Será por acaso que David Wark Griffith está ausente das quatro listas?
Stanley Kubrick
Stanley Kubrick, o cineasta que “fugiu” da América para o sossego pastoril das ilhas britânicas, apesar de possuir uma não muito extensa cinematografia, possuía o dom de transformar em obras-primas as suas películas, através de uma maturidade cinematográfica e de uma temporalidade sui generis.
Billy Wilder
Logo atrás, temos esse cineasta perfeito chamado Billy Wilder, que usou a comédia como principal difusora da palavra, levando a sua mensagem às cinco partes do mundo e, embora não tenha nenhuma película nas dez mais, basta recordar “O Apartamento” para nunca mais o seu nome deixar a nossa memória.
Ingmar Bergman
Ingmar Bergman é outro cineasta que não possui nenhum filme no “top ten” desta última década mas, certamente, o seu “Fanny e Alexander” em breve fará parte da lista, para já não falarmos da sua obra na globalidade, mas também em particular essa outra obra-prima, intitulada simplesmente “Persona”.
Martin Scorsese
Martin Scorsese, o mais cinéfilo de todos os cineastas, surge mencionado no nono lugar, na companhia de David Lean e Jean Renoir, sendo de todos os cineastas mencionados aquele que se encontra ainda em plena actividade, embora a Academia de Hollywood tenha uma enorme dificuldade em lhe reconhecer a genialidade.
David Lean
Já o britânico David Lean será sempre recordado pelas suas superproduções, sem “écran azul” e com figurantes de carne e osso, bastando recordar esse épico chamado “Lawrence da Arábia”, mas também nunca nos poderemos esquecer da sua mão de Mestre em obras mais intimista como o fabuloso “Brief Encounter” / “Breve Encontro”.
Jean Renoir
A terminar temos Jean Renoir, que no final dos seus dias trocou a França pelo Novo Mundo e nos ofereceu uma bela e perfeita filmografia, onde essa obra-prima “A Regra do Jogo” nos ensina que “todos tem as suas razões”… talvez por isso estas listas dos melhores sejam sempre aquele jogo de cinéfilos, em que as dúvidas são mais que as certezas, talvez por isso, como diria François Truffaut, seja melhor fazermos a tal lista mais pessoal, ainda mais polémica, intitulada “os filmes da minha vida”, mas de certeza muito mais apaixonante para os seus autores!
Espero que tenham gostado destas memórias do cinema. Chegou o momento de também fazerem as vossas listas cinéfilas!
Rui Luís Lima
Ao longo dos anos foram feitas listas dos maiores cineastas de sempre e Orson Welles surge sempre em primeiro lugar.
ResponderEliminar