sexta-feira, 20 de setembro de 2024

David Bowie no Cinema! - Os Filmes!


David Bowie no Cinema!

David Bowie, antes de partir, deixou para a posteridade dois universos: o da música e o do cinema. Em ambos foi genial, mas se o da música é por demais conhecido e ainda bem, já o do cinema merece ser redescoberto, por isso mesmo decidimos hoje falar aqui das suas prestações cinematográficas, excluindo aquelas que se encontram ligadas ao universo dos vídeo-clips, cujo último legado foi o conhecido “Blackstar”.

"O Homem Que Veio do Espaço"

Tudo começou numa curta-metragem intitulada “Image”, dirigida por Michael Armstrong, nesse ano de todos os perigos ou seja 1968, depois foi uma longa pausa em que se dedicou exclusivamente à música dando vida à personagem “Ziggy Stardust”, acompanhada dos “Spiders of Mars”, que se revelaram os melhores actores “dessa longa-metragem” denominada “Glam Rock”. Mas em 1976 o cineasta britânico Nicolas Roeg irá convidá-lo para protagonista da sua película “The Man Who Fell to Earth”, que em Portugal foi baptizada por “O Homem que veio do Espaço”, revelando-se David Bowie a alma do filme, já que tudo se passa em seu redor, ficando para sempre na memória de todos a sequência em que David Bowie corta o desejo da visão em frente do espelho, numa homenagem ao realizador Luis Buñuel e ao movimento surrealista no cinema, do qual o cineasta espanhol foi um dos expoentes.

"Just a Gigolo"

Após a feitura deste filme, David Bowie parte para Berlin para se dedicar inteiramente à pintura e à música, dando origem ao denominado período de Berlin, que se irá revelar um marco no interior da sua extensa discografia, mas ainda nessa cidade então dividida, David Bowie irá surgir numa peça intitulada “Just a Gigolo”, ao lado de Marlene Dietrich e Kim Novak, que irá despertar o interesse do actor/realizador David Hemmings que decide passá-la ao grande écran, convidando Bowie para repetir na tela a personagem que tão bem desempenhara no palco.

"Fome de Viver"

Na realidade David Bowie iniciava assim uma carreira no cinema que, embora fosse esporádica, dada a sua relação a tempo inteiro com o universo musical, começava também a dar nas vistas e quando o encontramos como um dos protagonistas do genial “The Hunger” / Fome de Viver” de Tony Scott em 1982, numa história de vampiros bem contemporânea, que embora longínqua dos filmes do género que fizeram o sucesso da produtora Britânica Hammer e nos revelaram nos anos sessenta, do século XX actores como Christopher Lee e Peter Cushing, estaria mais próximo dessa revisão do género que foi levada acabo por Andy Warhol e Paul Morrissey. Em “The Hunger”, a interpretação de Bowie é memorável e o seu envelhecimento ao longo do filme, memorável, sendo até curioso comparar a sua interpretação no filme de Tony Scott, com a que ele nos dá no seu último trabalho videográfico nascido com “Darkstar”.

"Feliz Natal Mr. Lawrence"

No ano seguinte David Robert Jones, também conhecido como David Bowie irá ser escolhido pelo cineasta japonês Nagisa Oshima para protagonista do seu filme “Merry Christmas Mr. Lawrence” / “Feliz Natal Mr. Lawrence”, interpretando um oficial britânico prisioneiro do exército japonês, num daqueles campos de concentração de má memória para a humanidade.

"Yellowbeard"

Nesse mesmo ano, 1983, David Bowie transfigura-se numa personagem com a bonita idade de 150 anos na película “Yellowbeard” de Mel Damsky, para depois em “Ziggy Stardust” nos oferecer aquele que é considerado por muitos como o melhor concerto, onde se despedia da mais famosa personagem a que deu corpo e alma nos seus espectáculos ao vivo, revelando uma vez mais toda a sua magia de verdadeiro camaleão, vestindo e despindo personagens ao correr do tempo.

"Pela Noite Dentro"

David Bowie começou a demonstrar um enorme interesse pela 7ª Arte e um dos seus projectos foi a recuperação e reconstituição da obra-prima de Fritz Lang “Metropolis”, mas a batalha pelos direitos terminaria por ser ganha pelo produtor musical Giorgio Moroder e após ter sido estreada a versão de Giorgio Moroder muitos lamentaram não ter sido Bowie a ganhar este desafio cinematográfico. Já o célebre livro de George Orwell “1984”, também mereceu as atenções de David Bowie, primeiro falou-se num musical e depois mais tarde, na feitura da banda sonora para o filme que o cineasta Michael Radford se encontrava a rodar, com Richard Burton e John Hurt nos protagonistas, mas a banda sonora terminou por ser feito pelos Eurythmics, como alguns devem estar recordados.

"Absolutamente Principiantes"

E se nunca imaginou David Bowie de bigode veja a bem interessante pelicula de John Landis “Into the Night” / “Pela Noite Dentro”, em que o iremos encontrar a vestir a pele de um gangster que persegue a bela Michelle Pfeiffer, convém recordar que os outros perigosos gangsters são todos eles conhecidos cineastas, só por isto vale a pena descobrir o filme de Landis.

"Labirinto"

No ano seguinte David Bowie e Julien Temple juntam forças e nasce a pelicula “Absolute Beginners” / “Absolutamente Principiantes”, um musical que bem merece ser reavaliado. Depois foi a vez do célebre Jim Henson (criador dos Marretas) convidar Bowie para participar nesse filme verdadeiramente mágico que é “Labyrinth” / “Labirinto”.

"A Última Tentação de Cristo"

Quando em 1988 Martin Scorsese conseguiu finalmente arranjar financiamento para o seu projecto de levar ao cinema “A Última Tentação de Cristo” / “The Last Temptation of Christ”, Bowie seria o escolhido para encarnar a figura controversa de Pôncio Pilatos, naquela que é uma das películas mais religiosas de todos os tempos, ao contrário do que muitos escreveram.

"Os Últimos Dias de Laura Palmer"

Mais tarde irá surgir em “Twin Peaks: Fire Walk With Me” / “Os Últimos Dias de Laura Palmer”, mas uma das suas maiores interpretações, onde irá revelar os seus magníficos dotes de actor, será quando interpreta a figura de Andy Warhol no filme “Basquiat” do cineasta e pintor Julian Schnabel, já que David Bowie está irreconhecível a interpretar o famoso Andy Warhol, conseguindo reproduzir os famosos gestos e a fala do artista, mantendo um duelo sobre o significado de Arte com o jovem Basquiat que fica na memória de todos aqueles que viram este magnifico filme.

"Basquiat"

Com a chegada do novo Milénio David Bowie, que nunca parou de nos surpreender tanto na música como no cinema, irá surgir numa película que é urgente descobrir intitulada “Mr. Rice’s Secret”, realizado por Nicholas Kendall. Este “magic movie” possuidor de uma fabulosa caça ao tesouro, em busca de uma poção mágica que possibilite o milagre da cura a um jovem que se encontra em estado terminal, oferece-nos um David Bowie inesquecível já que o célebre Mr. Rice possui a bonita idade de 400 anos, sendo soberba a sua caracterização.

"Mr. Rice's Secret"

“Zoolander” realizado pelo actor Ben Stiller, “Mundo de Criminosos” / “Everybody Loves Sunshine” de Andrew Goth, “Agosto” / “August” de Austin Chick ou “O Terceiro Passo” / “The Prestige” de Christopher Nolan, em que Bowie na figura do “inventor” Nikola Testa está mais uma vez magnifico no universo da magia, são outras películas em que podemos apreciar o seu trabalho como actor no cinema.

"O Terceiro Passo"

Já a famosa saga “Artur e os Minimeus”/”Arthur and The Minimeus” de Luc Besson, conta com a voz de Bowie na personagem de Maltazard. Essa voz inconfundível, que em conjunto com a sua música e as interpretações que nos deixou no universo da 7ª Arte, tornam David Bowie uma figura que permanece bem presente no meio de todos nós ou não estivéssemos neste preciso momento a escutá-lo em “Life on Mars”.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. David Bowie nos seus concertos era considerado um verdadeiro camaleão e no cinema tendo em conta a sua versatilidade como actor sucedia precisamente o mesmo, basta vermos os rostos com que surgia nos filmes, tendo em conta a diversas personagens que protagonizou, para podermos dizer o mesmo. O actor David Bowie bem merece ser recordado!

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