terça-feira, 10 de setembro de 2024

The Beatles - “Let It Be” / “You Know My Name: Look Up The Number”


The Beatles
“Let It Be” / “You Know My Name: Look Up The Number”
Single / 45 RPM.
Parlophone
1970

O tema “Let It Be” foi, possivelmente, o tema dos “The Beatles” que mais se escutou na Rádio nesse ano de 1970, desconhecendo muitos que estavam perante o derradeiro trabalho de originais dos quatro de Liverpool.

The Beatles

Recordo-me de na época ter ido comprar o single à discoteca Melodia e enquanto fui procurar um LP da 3ª Sinfonia de Beethoven, a célebre “Heróica”, pedi ao cavalheiro que estava a atender a minha avó para escutar o disco e não é que quase dou um salto quando começo a escutar o tema “You Know My Name: Look Up The Number”, possivelmente a pior canção que conheço dos The Beatles e rapidamente me dirigi ao senhor e perguntei-lhe pelo “Let It Be” e foi então que ele me disse: “Ah! Esta faixa é o lado-B”, estive quase a não trazer o “single”, mas como gosto imenso do “Let It Be”, ele lá acompanhou o Ludwig, nesse meu aniversário, que iria ainda provocar celeuma, quando no auge da festa se chegou ao segundo andamento da célebre sinfonia.

The Beatles
(1970)

O tema “Let It Be”, que também oferece o nome ao álbum donde este “single” é retirado, tem a particularidade de as duas versões (LP e Single) serem diferentes, porque ao longo da gravação foram registadas mais de 20 versões, e muitas delas bem diferentes, sendo de referir a colaboração de Billy Preston, no piano e órgão.

Rui Luís Lima

"Let It Be"
The Beatles

1 comentário: