"O Mundo Desabitado"
(Ilustrações de Júlio Pomar)
in "Histórias de Natal"
Estúdios Cor
O mundo desabitado de que nos fala José Gomes Ferreira neste conto de Natal escrito em Dezembro de 1960, situa-se no norte da Europa, mais concretamente na Noruega e às duas da tarde está tão escuro que se tem de acender a luz. Faz frio e as ruas estão cobertas de neve, mas o habitante deste conto, que se sente ali tão estrangeiro, como se sentia em Portugal, permanece com a solidão a percorrer o seu horizonte, mas aquela rapariga chamada, talvez Liv, que o olha sem uma palavra no bar, talvez seja o alimento para a sua solidão.
Mas nessa véspera de Natal, depois de ter recusado três convites de conhecidos para uma consoada em família, ela não irá estar no jantar de Natal e assim esse desejo que ele tinha minuciosamente preparado, derrete-se como um floco de neve, terminando por regressar a casa triste e só, mas as estranhas notas musicais que escuta oriundas da divisão ao lado da sua, conduzem-no a uma melodia bem sua conhecida.
Faltam 13 dias para o Natal!
Paula e Rui Lima
José Gomes Ferreira - (1900 1984) poeta e escritor oferece-nos neste conto de Natal a solidão que habita a hmanidade e que se revela a companheira dos esquecidos.
ResponderEliminar