quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Bernard Vorhaus - (1904 - 2000) - Na Lista Negra!


Bernard Vorhaus - Na Lista Negra!

Para muitos o nome de Bernard Vorhaus é desconhecido, mas ele foi um dos realizadores incluído na tristemente famosa “Lista Negra de Hollywood”, que irá terminar com a sua carreira, após o realizador Edward Dmytryk, depois de ser vítima da mesma acusação e ser preso durante um ano, ter decidido dar nomes para sair da prisão, sendo um desses nomes precisamente o de Bernard Vorhaus.

"A Caminho do Ocidente" / "Three Faces West"
(1940)
John Wayne participou em alguns filmes do cineasta!

Tudo começou em 1936, quando Bernard Vorhaus se encontrava nas montanhas austríacas junto da fronteira alemã, a filmar cenas para o seu filme “Dusty Ermine” e de súbito a equipa de filmagens foi interceptada no lado austríaco por uma patrulha alemã que pretendia deter os esquiadores que se encontravam com o cineasta, acusando-os de actividades anti-nazis. De imediato todos se puseram em fuga pela montanha abaixo (uma situação idêntica é retratada no filme de Frank Borzage, “The Mortal Storm” / “Tempestade Mortal”, sobre o qual iremos escrever em breve), debaixo de uma chuva de balas, tendo uma dessas balas passado de raspão no rosto do cineasta Bernard Vohaus.


Ao chegar à América, o realizador começa a envolver-se nas mais diversas actividades anti-fascistas, como o apoio às tropas Republicanas que combatiam Franco na Guerra Civil de Espanha, assim como lutando contra o Nazismo. Ao ser levado perante o tristemente célebre Comité de Actividade Anti-Americano, o cineasta Bernard Vorhaus recusou-se a falar e a dar nomes e, assim, viu de imediato terminada a sua actividade oficial como realizador.

Martin Scorsese e Robert De Niro
"Na Lista Negra" / "Guilty by Suspiction"

Como curiosidade recordo que em 1991 o produtor e realizador Irwin Winkler realizou a película "Na Lista Negra" / "Guilty by Suspiction" onde iremos encontrar Martin Scorsese a personificar o cineasta Joseph Losey, que irá fugir para Inglaterra, enquanto Robert de Niro surge a "vestir" a pele de Bernard Vorhaus, embora no filme em questão o nome dos personagens sejam Joe Lesser (Martin Scorsese) e David Merrill (David Merrill).

"The Amazing Mr. X"
(1948)
Um dos mais belos filmes do cineasta!

Durante alguns anos Bernard Vorhaus ainda trabalhou como assistente de realização e técnico de montagem, usando o nome de Piero Mussetti (13 filmes e alguns bem conhecidos, como "Férias em Roma" e "A Condessa Descalça")), sendo precisamente com este nome que irá assinar a sua última película como realizador, intitulada “Raparigas de Luxo” / “Fanciulle di lusso”, rodada e produzida na Europa (Itália e França) em 1953. Depois radicou-se em Inglaterra e dedicou-se a transformar Mansões em edifícios de apartamentos. Faleceu em 2000, com a bonita idade de 95 anos, e escreveu uma autobiografia intitulada “Saven From Oblivion – An Autobiography”, para além dos 35 filmes que realizou entre os anos de 1933 e 1952.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Bernard Vorhaus é um cineasta norte-americano que assinou um conjunto de filmes bem interessantes nas décadas de 30/40 em Hollywood, mas um dia viu o seu nome ser colocado na tristeente famosa "lista negra de Hollywood" laborada pelo temível senador McCarthy, mas o cineasta não seguiu os conselhos dos patrões do Estúdio e decidiu ir a tribunal defender-se. Muitos anos depois o realizador Irwin Winkler decidiu contar essa história e Robert De Niro foi o protagonista da película numa interpretação soberba dando rosto ao cineasta Bernard Vorhaus, que viria ainda a assinar alguns filmes usando um pseudónimo na Europa. Recorde-se que no filme de Irwin Winkler, o cineasta Martin Scorsese surge como actor, interpretando o cineasta Joseph Losey.

    ResponderEliminar