terça-feira, 22 de outubro de 2024

Magog - “Magog”


Magog
“Magog”
JAPO 60010
JAPO Records
1976

Peter Frei – bass.
Peter Schmilin – drums, percussion.
Klaus Koenig – piano, electric piano.
Andy Scherrer – soprano saxophone, tenor saxophone, flute, percussion.
Paul Haag – trombone, percussion.
Hans Kennel – trumpet, fluegelhorn, percussion.

1 – Lock (Paul Haag) - 4:17
2 – Gogam (Andy Scherrer) – 8:12
3 – Rhoades (Klaus Koenig) – 7:10
4 – Der Bachstelzer (Klaus Koenig) – 6:18
5 – Summervogel (Hans Kennel) – 7:32
6 – New Samba (Hans Kennel) – 8:28

Um documento bem precioso do jazz, oriundo desse pequeno país que é a Suiça, é este "Magog", que nos oferece um registo histórico de como o jazz na Europa se desenvolvia em relação ao praticado na América, tendo até quem na época denominasse a música criado pelos Magog como "New Alpine Music". Este registo discográfico revela-se um excelente exemplo da música que era então praticada nesses longínquos e geniais anos setenta, do século passado, que muitos decidiram esquecer ou melhor dizerem que nunca existiu.

Gravado nos dias 1 e 2 de Novembro de 1974 no Tonstudio Bauer, Ludwigsburg por Carlos Albrecht e Martin Wieland. Fotografia de Michael Wirth. Design de Dieter Bonhorst. Produção da Soletron Productions S.A. O álbum “Magog” da banda de jazz Magog foi reeditado em cd, em 2012, pela etiqueta Suiça TCB Records, fundada pelo músico Peter Schmidlin, membro fundador dos Magog e que aqui toca bateria e percussão.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. O universo do jazz europeu está repleto de grupos de jazz que conduziram a esta música até territórios onde onde as notas musicais construiram sonoridades até então nunca escutadas e os Magog oriundos desse pequeno país que é a Suiça são um bom exemplo disso mesmo e bem merecem ser recordados.

    ResponderEliminar