sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Peanuts - "The Complete Peanuts" - Charles M. Schulz


Peanuts
"The Complete Peanuts"
Charles M. Schulz
Fantagraphics Books
(Edição em 26 volumes)

Charlie Brown, Snoopy e seus amigos vieram ao mundo no dia 2 de Outubro de 1950, pela mão desse génio chamado Charles M. Schulz. “The Complete Peanuts” tem-nos oferecido a totalidade das tiras diárias e páginas dominicais dos Peanuts e cada volume oferece-nos uma introdução de um convidado que nos fala da sua ligação com estas famosas personagens da banda desenhada e por “The Complete Peanuts” já passaram nomes como Walter Cronkite, Matt Groening, Bill Melendez, Alex Baldwin, Diana Krall, Barack Obama ou Jonathan Frazen.

Charles M. Schulz
(1922 - 2000)

Em Outubro de 2016 foi publicado o 26º volume e último da obra integral dos Peanuts. Em Portugal as Edições Afrontamento publicaram os seis primeiros volumes ou seja as tiras e páginas dominicais desde 1950 até ao ano de 1962, tendo interrompido a sua publicação o que lamentamos profundamente, já que estas queridas personagens criadas por Charles M. Schulz surgidas pela primeira vez em meia-dúzia de jornais norte-americanos revelaram de imediato toda a sua magia, que se tem prolongando e estendido ao longo dos anos pelo mundo fora e bem mereciam continuar a serem editadas em Portugal, nestes fabulosos álbuns.

Peanuts

Recorde-se que os Peanuts, nas suas tiras diárias no nosso país, foram publicados no Diário de Lisboa ao longo dos anos, estando presentemente a serem reeditadas a cores no “Correio da Manhã”, tendo surgido nos mais diversos formatos em álbuns ao longo dos anos, revelando-se esta edição intitulada “The Complete Peanuts” a melhor homenagem que se podia fazer ao criador de Charlie Brown, Snoopy, Linus, Schroeder, Lucy, Sally, Marcie, Patty, Woodstock, entre outros.

Charles M. Schulze

A 12 de Fevereiro de 2000, Charles M. Schulz faleceu na sua casa em Santa Rosa, Califórnia e no dia seguinte foi publicada a derradeira aparição dos Peanuts pela mão do seu criador. Charles M. Schulz, nos seus últimos anos, lutou contra a doença de Parkinson, revelando um enorme amor pelos personagens saídos da sua imaginação, continuando a executar as tiras diárias dos Peanuts e as páginas dominicais, segurando uma mão com a outra mão, enquanto desenhava, para assim evitar as tremuras, conseguindo desta forma manter inalterado o conhecido traço das mais amadas personagens da banda desenhada de sempre.

Peanuts

Antes de partir, este génio da BD deixou expresso o desejo de ninguém dar continuidade aos Peanuts. Felizmente o seu pedido foi respeitado, e presentemente temos assistido em todo o mundo à republicação das tiras e páginas dominicais, mas a cores.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário