"O Gabinete do Dr. Caligari" / "Das Kabinette des Doktor Caligari"
(Alemanha - 1919) - (78 min. / Mudo - P/B)
Werner Krauss, Conrad Veidt, Lil Dagover, Friedrich Feher.
O nome de Robert Wiene fica associado à Sétima Arte através deste espantoso filme, que nos oferece cenários até então nunca vistos no cinema. O expressionismo tem assim aqui a sua obra-prima, através dos espantosos adereços construídos para o filme, em que as ruas e as casas possuem espaços totalmente inovadores, oferecendo-nos uma visão deformada da realidade.
No início da película vamos encontrar um jovem a relatar a sua aventura a um ouvinte atento, desconhecendo o espectador o verdadeiro lugar onde estes se encontram. Tudo começa numa feira em que era exibido uma estranha personagem sonâmbula, que irá estar ligada a misteriosos desaparecimentos de pessoas, sendo a namorada do protagonista uma dessas vítimas.
Acima de tudo, o que pretende Robert Wiene com o seu “O Gabinete do Dr. Caligari” é demonstrar como a diferença é encarada como loucura. Ao vermos esta película, percebemos como ela na época já apontava os caminhos que espreitavam perigosamente a Alemanha.
Rui Luís Lima
“O Gabinete do Dr. Caligari” de Robert Wiene é o mais belo exemplo do denominado expressionismo alemão, levado aqui até ao limite, num filme que mais de um século depois continua a prender a atênção do cinéfilo, porque continua a deixar-nos na dúvida no final da película.
ResponderEliminar