sábado, 28 de dezembro de 2024

Robert Mulligan - “Na Sombra e no Silêncio” / “To Kill a Mockingbird”


Robert Mulligan
“Na Sombra e no Silêncio” / “To Kill a Mockingbird”
(EUA – 1962) – (123 min. – P/B)
Gregory Peck, Mary Badham, Brock Peters, Philip Alford, Robert Duvall.

A sensibilidade que Harper Lee transmitiu à escrita do seu romance “To Kill a Mockingbird” foi passada ao cinema de forma genial pelo dramaturgo Horton Foote, que aliás irá receber o Oscar por este seu fabuloso trabalho de reescrita, que nos conduz ao Sul dos EUA, em plena época da depressão, para conhecermos o respeitável advogado Atticus Finch (Gregory Peck, que irá conquistar o Oscar de Melhor Actor pela sua memorável interpretação), que vive com os dois filhos, Jem (Philip Alford) e Scout(Mary Badham) e será através do olhar e da narração de Scout, que iremos conhecer os habitantes desta cidade, incluindo o “temível” Boo (Robert Duvall numa composição inesquecível), até chegar esse dia em que uma jovem acusa um negro de a tentar violar e antes de se proceder ao julgamento, o veredicto já está ditado, mas Atticus Finch (Gregory Peck), o mais respeitável cidadão da comunidade, aceita fazer a sua defesa e de imediato irá ter esse pequeno e tranquilo mundo em que vive a persegui-lo.


A forma como o cineasta Robert Mulligan nos oferece os diversos passos da preparação do julgamento, captando os sentimentos da população, tanto branca como negra, capta de forma perfeita o clima racista que se vivia na época, no Sul dos Estados Unidos da América, o qual nos é oferecido pelo olhar das crianças, que também irão ser protagonistas de todo este processo, chegando a salvar o pai e o acusado de um linchamento.


Nunca como neste filme a voz da narradora, se revela fundamental, sempre suave e meiga, à medida que nos conduz à descoberta dos piores instintos da raça humana: a intolerância e o racismo. Não perca este filme e leia também o inesquecível livro de Harper Lee!!


Nota: O dvd comemorativo dos 50 anos do filme “Na Sombra e no Silêncio” / “To Kill a Mockingbird”, que desde já recomendamos, está disponível no nosso país, em cópia restaurada, com um extenso documentário, verdadeiramente fabuloso de cerca de duas horas, onde podemos escutar os actores, o cineasta, o autor da maravilhosa banda sonora, o produtor Alan Pakula, também ele cineasta, para além de outros extras, uma verdadeira pérola de um filme incontornável da Sétima Arte.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Uma interpretação extraordinária de Gregory Peck e uma realização de Robert Mulligan soberba fruto da excelente adaptação do livro “To Kill a Mockingbird” de Harper Lee, cuja leitura recomendamos!

    ResponderEliminar