terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Ingmar Bergman - “Fanny e Alexandre” / "Fanny och Alexander"


Ingmar Bergman
“Fanny e Alexandre” / "Fanny och Alexander"
Páginas: 237
Assírio & Alvim
Ano: 2006


“Segundo a tradição, o jantar de Natal tem lugar na cozinha de Héléna, decorada com tapeçarias, Pais Natal, guardanapos de Natal, luzes de Natal e velas feitas em casa. A mesma tradição exige que patrões e criadagem jantem todos juntos, instalando-se cada um à mesa no lugar que quiser. As iguarias estão em exibição, do primeiro ao último prato, nos balcões da cozinha em cima do enorme aparador, e tudo está enfeitado com toalhas coloridas. Cada um serve-se copiosamente e segundo as capacidades dos seus estômagos.”

Ingmar Bergman
“Fanny e Alexandre”


O cineasta sueco Ingmar Bergman, deixou-nos uma filmografia incontornável mas, de todos os filmes que vi realizados por ele, o meu favorito, que não me canso de rever tanto na versão de cinema como na de televisão, é precisamente “Fanny e Alexandre”, considerado por muitos como o testamento do cineasta. O Natal, essa bela época festiva, revela-se como fundamental na acção deste belo filme de Ingmar Bergman, já que a película se inicia com ele e termina um ano depois com a família novamente reunida em torno da célebre consoada. Recomendamos a leitura deste belo e inesquecível livro, que tem tradução do poeta Armando Silva Carvalho, na edição da Assírio e Alvim. Recordo que anteriormente esta obra literária de Ingmar Bergman foi editada pela Distri.

Falta 1 dia para o Natal!

Paula e Rui Lima

1 comentário:

  1. "Fanny & Alexander" é sem dúvida alguma o testamento cinematográfico de Ingmar Bergman, um dos maiores génios do cinema, e a leitura do argumento desta película revela-nos também um testemunho literário deo célebre cineasta sueco. Uma bela leitura para este Natal!

    ResponderEliminar