“Tootsie – Quando Ele Era Ela” / “Tootsie”
(EUA – 1982) – (116 min/Cor)
Dustin Hoffman, Jessica Lange, Teri Garr,
Charles Durning, Bill Murray, Sydney Pollack.
Quando se começa uma carreira no palco, mais tarde ou mais cedo as saudades dele renascem e assim sucedeu com Sydney Pollack, passando para a frente da câmara em “Tootsie” / “Tootsie – Quando Ele Era Ela”, ao lado de Dustin Hoffman e Jessica Lange.
“Tootsie” revela-se uma crítica mordaz às famosas “soap” (as célebres telenovelas americanas, que se arrastam anos e anos a fio e que assim ficaram denominadas devido aos produtos comercializados dos seus patrocinadores, quando foram criadas na TV americana) e ao papel do actor como individualidade dentro e fora do palco.
Michael Dorsey (Dustin Hoffman) é obrigado a “travestir-se” criando a figura Dorothy Michaels para fugir ao desemprego acabando por se apaixonar pela colega de profissão Julie Nichols (Jessica Lange), que vê nela a sua melhor amiga, passando a partilhar com Dorothy os seus mais profundos segredos, desconhecendo a sua verdadeira identidade. Ao mesmo tempo que, para seu desespero, Michael Dorsey / Dorothy Michaels (Dustin Hoffman) irá despontar uma verdadeira paixão a Leslie Nichols (Charles Durning), o pai da actriz, que após conhecer a colega da filha na série televisiva e desconhecendo a realidade que se esconde por detrás, da nova vedeta da novela, pensa ter encontrado a mulher da sua vida.
Encontramo-nos assim de volta ao tema da máscara: quem se esconde por detrás dela? Embora a máscara, neste caso concreto, se refira ao corpo na sua potencialidade.
Ao longo da película iremos deparar com situações verdadeiramente hilariantes, num profundo jogo sexual em que afinal ela era ele. Dustin Hoffman, mais uma vez, veste de forma perfeita a personagem que interpreta, tornando inesquecível a tímida solteirona Dorothy Michaels.
Sydney Pollack & Dustin Hoffman
Com “Tootsie – Quando Ele Era Ela”, Sidney Pollack oferece-nos uma comédia verdadeiramente hilariante, graças a um argumento genial, que irá contagiar o espectador, à medida que vamos acompanhando as vicissitudes do protagonista.
Rui Luís Lima
Sydney Pollack - (1934 - 2008)
ResponderEliminarClassificação: 4 estrelas (****)
Estreia em Portugal: 25 de Março de 1983.
A primeira vez que vi este filme foi na época da estreia no cinema Castil, que infelizmente já não existe.
ResponderEliminar