“The Jewel In The Lotus”
ECM 1043
ECM Records
1974
Bennie Maupin – Reeds, Glockenspiel, Voice.
Herbie Hancock – Piano, Electric Piano.
Buster Williams – Bass.
Frederick Waits – Drums, Marimba.
Billy Hart – Drums.
Bill Summers – Percussion, Water-filled garbage can.
Charles Sullivan – Trumpet.
1 – Ensenada – 8:15
2 – Mappo – 8:303 – Excursion – 4:52
4 – Past+Present=Future – 1:52
5 – The Jewel In The Lotus – 10:02
6 – Winds of Change – 1:30
7 – Song For tracie Dixon Summers – 5:19
8 – Past Is Past – 3:57
O nome de Bennie Maupin encontra-se associado a dois nomes incontornáveis do jazz: Miles Davis (o álbum “Bitches Brew” que revolucionou o jazz) e Herbie Hancock, para além de fazer parte do quarteto Almanac, do pianista australiano Mike Nock.
Bennie Maupin
(1940)
Já este trabalho discográfico, que o tem como líder, intitulado “The Jewell in The Lotus”, é uma verdadeira jóia musical, algo de tão diferente e belo, que nos convida a ficarmos simplesmente a escutar a sua música serena e viajando através da floresta de sons que estes músicos vão desbravando de forma melódica, criando pequenos clareiras onde descansamos desses estranhos ruídos que povoam o quotidiano deste século XXI.
Gostaria ainda de chamar a atenção para o facto de o trompetista Charles Sullivan tocar apenas nos temas “Mappo” e “Excursion”. Como curiosidade refira-se ainda que a bateria de Billy Hart é escutada no canal direito e a bateria de Frederick Waits no canal esquerdo. “The Jewell in The Lotus” revela-se como uma obra-prima da música contemporânea.
Um álbum gravado em Março de 1974 no The Record Plant, New York City, por Dennis Ferrante e remisturado por Jan Erik Kongshaug. Produzido por Manfred Eicher. Fotografia da capa do álbum de Wunsch / Kleis. Design de Sascha Kleis. Este álbum foi remasterizado em Fevereiro de 2007 por Manfred Eicher e Jan Erik Kongshaug, a fim de ser editado em cd de 24 bits. Todas as composições são da autoria de Bennie Maupin.
Rui Luís Lima
Bennie Maupin - (1940)
ResponderEliminarClasssificação: 5 estrelas (*****)
Um álbum incontornávl na discografia de Bennie Maupin.