sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Bernard Vorhaus - “Carnaval da Vida” / “Lady From Luisiana”


Bernard Vorhaus
“Carnaval da Vida” / “Lady From Luisiana”
(EUA – 1941) – (82 min. – P/B)
John Wayne, Ona Muson, Ray Middleton.

“Carnaval da Vida” / “Lady From Louisiana”, realizado por Bernard Vorhaus, é um “western” bem diferente do habitual, porque aqui o tema abordado é um curioso sistema de corrupção que envolve a Lotaria de Nova Orleães, de uma forma bem original, em que os vencedores acabam sempre por perder o dinheiro ganho nesse mesmo dia e quando não querem jogar na cidade francesa do pecado, terminam por perder a vida ou desaparecer misteriosamente. Uma cidadã, cansada do que se passa, contrata um jovem advogado para investigar o caso e assim o jovem John Reynolds (John Wayne, numa interpretação bem diferente do habitual) parte para esta espinhosa missão.


E dizemos espinhosa porque, no caminho, irá conhecer e apaixonar-se precisamente pela filha do dono da Lotaria, a bela Julie Mirbeau (Ona Munson) e decidem casar-se, desconhecendo cada um deles as razões que os levam até ali. De imediato as intrigas e o belo sistema de apostas, com a respectiva cumplicidade das autoridades fazem o seu trabalho pouco limpo, mas quando tudo se complica e o pai de Julie é assassinado, as barreiras entre eles ficam extremadas e assim irão continuar até à chegada das chuvas e ao rebentamento dos diques em pleno julgamento, numa série de sequências em que os efeitos especiais nos conduzem a momentos de verdadeira emoção e espectáculo, em que apetece dizer: isto é cinema!

No final tudo se esclarece e John Reynolds, depois de conseguir salvar a bela Julie, casa-se com a “Lady From Louisiana”, conseguindo assim cumprir a espinhosa missão para que foi contratado, já o cineasta Bernard Vorhaus irá ser colocado anos mais tarde na tristemente célebre Lista Negra do Comité de Actividades Anti-Americanas, criado pelo tenebroso senador McCarthy, vendo a sua carreira interrompida e depois de se ter recusado a falar irá exilar-se em Londres. No próximo post falaremos destes acontecimentos mais detalhadamente.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário