sexta-feira, 4 de abril de 2025

John Abercrombie Quartet - “Arcade”


John Abercrombie Quartet
“Arcade”
ECM 1133
ECM Records
1979

John Abercrombie – guitar, mandolin guitar.
Richie Beirach – piano.
George Mraz – double bass.
Peter Donald – drums.

1 – Arcade (John Abercrombie) – 9:43
2 – Nightlake (Richard Beirach) – 5:35
3 – Paramour (John Abercrombie) – 5:09
4 – Neptune (Richard Beirach) – 7:34
5 – Alchemy (Richard Beirach) – 11:34

John Abercrombie

John Abercrombie é um nome incontornável na história do jazz, tendo eleito a guitarra, nas suas diversas vertentes, como o instrumento ideal para expandir a sua Arte e “Arcade” foi o primeiro álbum deste quarteto por ele liderado e que tive a felicidade de ver ao vivo no Festival de Jazz de Cascais, quando ouvir jazz ao vivo era uma verdadeira aventura, recordo-me que em palco estava um trio de jazz Finlandês trazido por Villas-Boas, com o patrocínio da Embaixada da Finlândia, quando o homem do jazz anunciou à plateia que o avião onde vinha John Abercrombie tinha acabado de aterrar no Aeroporto da Portela, percebemos que iria haver atrasos, tendo Villas-Boas pedido aos simpáticos finlandeses para prolongarem o seu concerto e eles assim fizeram. Durante quase uma hora eles mantiveram-se em palco, “até que desistiram”. Depois soubemos que John Abercrombie e o seu quarteto já estavam na estrada e uma hora depois eles pisaram o palco do Pavilhão de Cascais e deram um dos maiores concertos de jazz que vi em toda a minha vida.

John Abercrombie Quartet

Nesse concerto memorável em Cascais, John Abercrombie tocou vários temas do fabuloso álbum “Arcade” e quando todos o vimos a tocar o célebre Mandolin Guitar, ficámos rendidos às suas sonoridades. Mas quem me surpreendeu também foi o pianista Richard Beirach, que assina três belos temas do álbum “Arcade”, tendo desde esse dia seguido a sua carreira, da mesma maneira que fixei os nomes do contra-baixista George Mraz, simplesmente soberbo e tão pouco falado, sempre muito bem acompanhado pela secção rítmica de Peter Donald.

Richard Beirach

John Abercrombie deixou-nos recentemente, mas a sua música é eterna e quando escutamos este “John Abercrombie Quartet”, ficamos rendidos à genialidade deste fabuloso quarteto de jazz. Vale a pena descobrirem estes quatro magníficos!

Gravado em Dezembro de 1978, no Talent Studio, Oslo, por Jan Erik Kongshaug. Design de Barbara Wojirsch .Fotografia de Dieter Rehm. Produção de Manfred Eicher.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. John Abercrombie - (1944 - 2017)
    Classificação: 5 estrelas (*****)
    Tema favorito: "Arcade"

    ResponderEliminar