sábado, 19 de abril de 2025

The Gary Burton Quintet with Eberhard Weber - “Ring”


The Gary Burton Quintet with Eberhard Weber
“Ring”
ECM Records
1974

Gary Burton – vibraharp.
Mick Goodrick – guitar.
Pat Metheny – guitar, electric 12- string guitar.
Steve Swallow – bass.
Bob Moses –percussion.
Eberhard Weber – bass.

1 – Mevlevia (Mick Goodrick) – 6:00
2 – Unfinished Sympathy (Michael Gibbs) – 3:04
3 – Tunnel of Love (Michael Gibbs) – 5:33
4 – Intrude (Michael Gibbs) – 4:52
5 – Silent Spring (Carla Bley) – 10:35
6 – The Colours of Chloe (Eberhard Weber) – 7:12

Este encontro entre o quinteto liderado por Gary Burton, com o contrabaixista alemão Eberhard Weber irá saldar-se por uma relação musical bem duradoura, já que ambos irão gravar juntos, nos álbuns um do outro e nos dois concertos de homenagem a Eberhard Weber, Gary Buton será um dos músicos presentes, tal como Pat Metheny, que foi o autor e anfitrião da bela homenagem ao músico alemão.

Mas regressando ao que nos interessa aqui, para referir que este fabuloso “Ring” possui a curiosidade de termos dois baixos a tocar em diálogo, ou seja o baixo eléctrico de Steve Swallow e o conhecido contrabaixo de Eberhard Weber, que foi construído de acordo com indicações do próprio músico, para assim obter as célebres sonoridades que o tornaram famoso.

E será curioso compararmos a leitura que em “Ring” se faz do tema “The Colours of Chloe”, com o original, incluído no álbum com o mesmo nome do contrabaixista alemão. O álbum “Ring”, do Gary Burton Quintet com Eberhard Weber, oferece-nos dos mais belos momentos do denominado jazz de câmaraJ!

Metade dos temas são da autoria do compositor sul-africano Michael Gibbs que já tinha colaborado com Gary Burton no famoso álbum “Seven Songs for Quartet and Chamber Orchestra”, por outro lado a inclusão de um tema de Carla Bley já anunciava o futuro trabalho de Gary Burton,”Dreams So Real”, que seria dedicado a esta célebre compositora e pianista norte-americana.

Gravado nos dias 23 e 24 de Julho de 1974 no Studio Bauer, Ludwigsburg, por Martin Wieland. Fotografia da capa de Tadayuki Naitoh. Layout e Design de Frieder Grindler. Produção de Manfred Eicher.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Gary Burton - (1943)
    Eberhard Weber - (1940)
    Classificação: 5 estrelas (*****)
    Tema favrito: "The Colours of Chloe"

    ResponderEliminar