"The Hour"
Temporadas 1 e 2
Anos: 2011 - 2013
Romola Garai, Ben Whishaw, Dominic West, Anna Chancellor, Oona Chaplin.
Criador: Abi Morgan´
Estamos perante uma das melhores séries de televisão oriundas do Reino Unido tendo como tema os Media e a forma como a instituição política os tenta manipular, sendo a época retratada na primeira temporada, o ano de 1956 em que se encontrava no auge a tristemente célebre Guerra Fria.
A BBC lança um novo formato num programa que irá ter a investigação jornalistca como alicerce e onde descobrimos o jornalista Freddie Lyon (o sempre excelente Ben Whishaw) a incomodar o poder, com o seu desejo de apurar a verdade, já a produtora do programa Bel Rowley (Romola Garai, uma actriz soberba cujo nome bem merece ser fixado porque tudo o que vi é sempre excelente) e por fim o pivot do programa, Hector Madden (Dominic West, outro nome que merece ser fixado, porque não deixa os seus créditos em mãos alheias) a fazer o possível por equilibrar o programa entre a necessidade de levar a verdade aos espectadores e não cair em desgraça perante a direcção do canal, cujo poder bem conhece, já que é casado com Marnie Madden (Oona Chaplin, reparem no apelido!).
Mas para além deles temos a redacção e toda essa equipa que leva "The Hour" a bom porto. Recordo que "The Hour" é o nome do programa emitido, nesta fabulosa série criada por Abi Morgan (um nome a reter pela qualidade das séries que assina). E se ainda tem dúvidas sobre a qualidade de "The Hour" apenas refiro mais cinco nomes que participaram nesta fabulosa série: Anne Chancellor, Peter Capaldi, Anton Lesse, Tim Pigott-Smith e Juliet Stevenson.
Esperemos que alguém se lembre de a exibir, pela parte que nos toca regressamos a ela regularmente graças à edição em dvd que foi lançada com fabulosos extras e que bem merece ser vista pela classe jornalística, que certamente terá muito a aprender com ela. De que estão à espera?
Rui Luís Lima
A série "The Hour" é uma das mais interessantes séries realizadas neste novo século da autoria da famosa argumentista Abi Morgan, que aqui aborda o poder da televisão no jornalismo e a tendência do poder para interferir nos conteúdos noticiosos.
ResponderEliminarPor outro lado temos interpretações do mais alto nível, com um conjunto de intérpretes cujo valor é por demais conhecido, tanto no cinema como na televisão, a par de uma realização e uma caracterização de época fabulosas.
"The Hour" bem merecia ser reposta pois é de uma actualidade enorme e toddos temos sempre muito a aprender com o seu visionamento.
Classificação: 5 estrelas (*****)