Luís Neves Real
Páginas: 96
Cinemateca Portuguesa
Na introdução a este livro escreveu Luís de Pina: "Chamar a atenção para todos aqueles que ajudaram a fazer o cinema português tem sido a preocupação constante desta casa. Com esse intuito nasceu a colecção «Figuras do Cinema Português», que regista agora o nome de Alberto Armando Pereira. decano dos nossos jornalistas cinematográficos, nome grande dos pioneiros desta Arte(...)".
O Cinema é feito por todos os seus intervenientes, desde os realizadores, até aos actores e restante equipa técnica, mas também os seus divulgadores, sejam eles os críticos, os cinéfilos ou o público anónimo que vai às salas de cinema ou neste século XXI, usa outras plataformas, para o ver, onde também podemos descobrir os Primitivos da Sétima Arte.
Este volume editado em 1984 e dedicado a Alberto Armando Pereira escrito por Luís Neves Real encontra-se dividido nos seguintes capítulos, para além do belo Prefácio que lhe dedicou Luís de Pina:
1 - Desde «Au Rendez-Vous D'Elite» a o «Porto Cinematográfico»
2 - De 1919 a 1930
3 - Depois de 1930
Conduzindo-nos a uma bela viagem pelo interior da paixão do Cinema.
Rui Luís Lima
Esta colecção dedicada aos pioneiros do cinema em Portugal também não se esqueceu de quem escreve sobre cinema dando assim o seu contributo para a difusão da sétima arte como sucedeu com este pioneiro da escrita cinematográfica chamado Alberto Armando Pereira que bem merece ser recordado pelo seu trabalho de divulgador.
ResponderEliminar